Jornal Povo

Moro lança lista de criminosos mais procurados do país

Ministério da Justiça e da Segurança Pública lançou nesta quinta-feira no  site da pasta uma lista dos criminosos mais procurados do Brasil. Atualmente, a lista tem os nomes de 26 nomes e será reavaliada mensalmente. Entre os critérios usados pelo ministério para que um nome seja incluído nela, está o grau de periculosidade do criminoso, a capacidade financeira que ele tem para fomentar o crime e a sua atuação interestadual.

Dos 26 nomes da lista, apenas uma é mulher. O ministro da Justiça, Sergio Moro, que participou do lançamento do site, disse que a lista segue o exemplo de diversos países em que a relação dos criminosos mais procurados é pública. De acordo com o ministério, a orientação é que se alguma pessoa tiver informações sobre o paradeiro de algum dos procurados,  ela deve utilizar o disque 190.

– A advertencia para os cidadãos comuns é para que eles entrem em contato com o Ministério da Justiça ou com o disque 190 e que não tentem eles mesmos qualquer espécie de contato com esses individuos porque são pessoas extremamente perigosas. – disse Moro.

Entre os nomes que constam na lista estão Juvenal Laurindo, conhecido como “Carcará”. Ele foi participou do assalto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Também está na lista Fábio Costa, conhecido como “Pingo” ou “Japonês”. Ele é considerado um dos maiores contrabandistas de cigarros da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A única mulher a constar na lista é Sonia Aparecida Rossi, conhecida como “Maria do Pó”.  Segundo o ministério, ela é conhecida como sendo uma das maiores traficantes de drogas da região de Campinas (SP), abastecendo comunidades na região com cocaína oriunda da Bolívia.

O MJSP disse ainda que apenas criminosos condenados, com mandado de prisão em aberto e que não constem em listas de procurados como a da Interpol entrarão na relação divulgada pelo governo brasileiro.