Jornal Povo

“Secretário divulga calendário de privatizações previstas até 2022; lista inclui Correios e EBC”

“O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Salim Mattar, apresentou em um evento para investidores um calendário desenhado pelo BNDES com as privatizações previstas até 2022. O documento divulgado é diferente do previsto pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que cuida dos leilões que serão realizados pelo governo. Nesta quinta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro informou que irá transferir o PPI da Casa Civil para o Ministério da Economia.

Apesar da diferença de datas, segundo apurou a Gazeta do Povo, o calendário desenhado pelo BNDES é o que deve ser seguido, pois é considerado pela equipe econômica como mais preciso que o do PPI. É o BNDES que cuida da contratação das empresas que fazem a modelagem de venda das estatais.

Segundo esse calendário desenhado pelo BNDES e divulgado por Mattar em evento do Credit Suisse nesta terça-feira (29), as unidades que serão desestatizadas ainda neste mandato do presidente Jair Bolsonaro são:”
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/calendario-privatizacoes-previstas-ate-2022-lista-inclui-correios-e-ebc/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias) – em agosto de 2020;
EMGEA (Empresa Gestora de Ativos) –  em outubro de 2020;
Casa da Moeda – em dezembro de 2020;
Nuclep – janeiro de 2021;
Ceitec (fábrica de chips) – em fevereiro de 2021;
Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) – em abril de 2021;
Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais) – em abril de 2021;
Serpro (estatal de TI) – em junho de 2021;
Dataprev (estatal de TI) – em junho de 2021;
Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) – em junho de 2021 ou em dezembro de 2021;
CTBU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) – em julho de 2021;
Trensurb (metrô de Porto Alegre) – em julho de 2021;
Telebras – em julho de 2021;
Correios – dezembro de 2021;
EBC –  janeiro de 2022.
O calendário divulgado pelo secretário não inclui a Eletrobras. Porém, o governo tem interesse em vender a estatal de energia elétrica ainda neste ano, tanto que encaminhou em novembro do ano passado um projeto ao Congresso para autorizar a privatização.

Mas o Congresso, por enquanto, tem se mostrado bastante resistente à venda, tanto que o governo deve retirar do Orçamento deste ano a receita com a privatização da companhia.

Das 15 estatais listadas por Mattar, 11 delas já estão dentro do Programa Nacional de Desestatizações (PND). Isso quer dizer que o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) já aprovou a desestatização da companhia e agora o BNDES estuda qual melhor modelagem de venda ou liquidação (fechamento).

Já a Ceitec, a Telebras, os Correios e a EBC ainda não foram incluídas no PND. O PPI, com a ajuda do BNDES, ainda está estudando se o melhor caminho para elas é mesmo a privatização.”
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/calendario-privatizacoes-previstas-ate-2022-lista-inclui-correios-e-ebc/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

“PPI prevê mais privatizações de estatais neste ano
Enquanto o calendário do BNDES prevê privatizar três estatais neste ano, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) tem outra estimativa. A previsão do PPI é realizar o leilão de cinco ou seis estatais em 2020, conformou antecipou a Gazeta do Povo em novembro de 2019. O número varia porque depende da autorização do Congresso para a privatização da Eletrobras.

O calendário do PPI também vem sendo mostrado a investidores como o oficial do governo, principalmente aos investidores estrangeiros. Segundo o PPI, estão previstos para o segundo semestre deste ano as privatizações das seguintes estatais:

ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
Casa da Moeda;
Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
EMGEA (Empresa Gestora de Ativos;
Eletrobras (depende da aprovação do projeto no Congresso).
O PPI não divulgou calendários de leilões previstos para 2021 e 2022.”
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/calendario-privatizacoes-previstas-ate-2022-lista-inclui-correios-e-ebc/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.