Jornal Povo

Sobe para 10 o nº de mortos por causa das chuvas no ES após corpo de desaparecida ser encontrado

O corpo de uma jovem de 19 anos, que havia sido arrastada pela correnteza em Cachoeiro de Itapemirim no último domingo (26), foi encontrado na manhã desta quinta-feira (30) por um pescador, no município de Itapemirim. Com isso, subiu para dez o número de mortos em decorrência das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo.

A confirmação de que o corpo encontrado na localidade de Luanda é o de Michelle dos Santos foi dado pela Defesa Civil Estadual. A família já fez o seu reconhecimento.

Michelle foi vista pela última vez sendo arrastada pelas águas do rio Itapemirim na Avenida Beira-Rio, em Cachoeiro. Seu desaparecimento ocorreu em meio à enchente que atingiu várias cidades, deixando mais de 14 mil pessoas fora de casa. Desde então, ela passou a ser procurada pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a família da vítima, a jovem tinha transtornos mentais e estava em um surto no momento em que foi arrastada pela água. A Defesa Civil municipal informou que já havia resgato Michelle três vezes, mas ela sempre voltava para um ponto de ônibus alagado, localizado às margens do rio.

Outras nove mortes já haviam sido confirmadas no Sul do Espírito Santo desde o dia 17 de janeiro, sendo quatro em Iconha, três em Alfredo Chaves, uma em Iúna e uma em Conceição do Castelo. Entre as vítimas, estão duas crianças, que morreram soterradas após deslizamentos.

O governo federal reconheceu decretos para mais 18 cidades do Espírito Santo prejudicadas pelas fortes chuvas. Duas foram de estado de calamidade pública e 16 de situação de emergência. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

Os decretos foram assinados pelo secretário Alexandre Lucas Alves, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Fortes chuvas atingiram o Espírito Santo, começando no dia 17 de janeiro, em cidades do Sul. Os níveis dos rios subiram muito e destruíram construções e ruas. Isso fez com que Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul decretassem estado de calamidade pública. No dia 25 de janeiro, voltou a chover forte e mais cidades foram prejudicadas, tanto no Sul quanto no Norte do Estado.

Os prejuízos nas cidades fizeram com que mais prefeituras assinassem decretos em busca de ajuda financeira do governo federal. Iúna e Conceição do Castelo tiveram estado de calamidade pública reconhecidos pelo secretário Alexandre Lucas Alves.

Outras 16 cidades decretaram situação de emergência e também tiveram pedidos reconhecidos. São elas:

  1. Alegre
  2. Apiacá
  3. Bom Jesus do Norte
  4. Cachoeiro do Itapemirim
  5. Castelo
  6. Divino de São Lourenço
  7. Dores do Rio Preto
  8. Guaçuí
  9. Ibitirama
  10. Irupi
  11. Jerônimo Monteiro
  12. Mimoso do Sul
  13. Muniz Freire
  14. São José do Calçado
  15. Domingo Martins
  16. Marechal Floriano

Depois da chuva que atingiu o Sul do Espírito Santo, o governador do estado Renato Casagrande (PSB) informou, nesta terça-feira (28), que a reconstrução de estradas, pontes e imóveis dos municípios atingidos vai custar em torno de R$ 500 milhões.

Via: G1