Jornal Povo

Crivella garante que obras na Av. Niemeyer estão prontas e diz que já pediu a reabertura da via

A Prefeitura do Rio entrou com um novo pedido de reabertura da Avenida Niemeyer, no Vidigal, na Zona Sul, que está fechada desde maio de 2019. A informação foi dada pelo prefeito Marcelo Crivella, durante visita à via na manhã desta sexta-feira (31). Segundo ele, todas as obras emergenciais já foram concluídas.

“Acho que a Niemeyer nunca esteve tão segura quanto hoje, mas a Justiça não pensava assim e nem os peritos. ‘Tá’ certo, não são especialistas, estão cuidando da vida do povo e estavam temorosos, agora não é mais motivo para isso. Hoje, a Niemeyer está segura para tempo seco e tempo de chuva, com exceção, claro, se houver esse diluvio acima daquele que houve”, afirma o prefeito.

A Justiça do Rio havia decidido manter a avenida fechada após peritos afirmarem que apenas metade das obras foi concluída, mas o executivo municipal afirma que uma mudança de projeto foi feita.

“Inicialmente, a gente pensou em fazer três cortinas. Mas a gente substituiu essas cortinas por outros serviços, principalmente os serviços de drenagem, terraplanagem. Nós mudamos a topografia local e colocamos canaletas de drenagem, que a gente via que tinha melhor eficiência do que fazer uma cortina a mais”, afirma Sebastião Bruno, secretário municipal de Infraestrutura e Habitação.

Segundo Crivella, houve investimento de R$ 34 milhões em 56 pontos de intervenções na Niemeyer. A prefeitura argumenta que também vai adotar medidas de segurança mais rígidas na via, com um novo protocolo pluviométrico para fechamento da pista. Ao invés de 110 mm/h, agora, serão 38 mm.

Atendendo a um pedido da Justiça, o protocolo também determina o fechamento da via com ventos acima de 70 km/h. O processo de reabertura está sendo analisado pelo Ministério Público do Rio.

O MP-RJ afirmou que recebeu os documentos na segunda-feira (27) e que tem até 30 dias, contados a partir do dia 6 de fevereiro, para dar um parecer sobre o resultado das avaliações técnicas.

Ponto a ponto

  1. Em fevereiro de 2019, uma encosta deslizou sobre um ônibus após forte chuvas e dois passageiros morreram soterrados na Avenida Niemeyer.
  2. No dia 31 de maio, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça do Rio mandou interditar a avenida devido ao risco de novos deslizamentos de terra.
  3. Ao longo do ano passado, a Justiça manter a via fechada por três vezes. A última decisão é do desembargador Agostinho Teixeira, que afirmou que as obras não foram concluídas. Apesar disso, a prefeitura afirmou que encerraria os trabalhos no local e que faltava apenas recuperar a vegetação.
  4. No dia 23 de dezembro, o executivo municipal afirmou que recorreria ao Superior Tribunal de Justiça para reabrir a via.

Via: G1