Jornal Povo

Delegado que começou investigações do caso Marielle assume delegacia da Barra

O delegado Giniton Lages, que iniciou as investigações do caso Marielle Franco, vai assumir o lugar de Adriana Belém no comando da 16ª DP (Barra da Tijuca). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo DIA, com o secretário de Polícia CivilMarcus Vinicius Braga.Lages foi da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) até o início do governo Witzelquando foi substituído pelo delegado Daniel Rosa, que permanece à frente da especializada. Ele deixou a DHC em março do ano passado, logo após as prisões do ex-PM reformado Ronnie Lessa e do ex-PM Elcio Queiroz, acusados de serem os autores do duplo homicídio.”O Giniton é um delegado com muita história na polícia e com certeza fará um bom trabalho”, o secretário de Polícia Civil destacou, sobre a volta de Giniton ao comando de uma delegacia do estado.

IDA PARA EUROPA
A saída de Lages da DHC aconteceu em meio à críticas das investigações das mortes de Marielle e Anderson. O delegado foi acusado de pressionar suspeitos para confessarem participação no crime. Os questionamentos sobre o trabalho feito pela especializada fizeram com que a Procuradoria-Geral da República determinasse uma investigação federal sobre a investigação do crime.
Assim que deixou a delegacia, o governador Wilson Witzel (PSC) disse que Giniton iria fazer um intercâmbio na Itáliaalegando que ele não havia sido exonerado da Polícia Civil. Na ocasião, Witzel defendeu que o delegado encerrou a primeira fase das investigações, que levaram aos executores do crime e que a nova fase, para a descoberta dos mandantes, iria ser conduzida por Rosa.”Como ele (Lages) está com essa experiência toda adquirida do caso e nós estamos com esse intercâmbio com a Itália exatamente para estudar a máfia e os movimentos criminosos, ele vai fazer essa troca de experiência com a polícia italiana”, Witzel afirmou, na época.Desde então, o delegado não assumiu nenhum cargo em delegacia do estado.SAÍDA DE BELÉMA saída da delegada Adriana Belém do comando da delegacia da Barra aconteceu um dia depois da prisão de seu braço-direito, o chefe de Investigação da distrital, o inspetor Jorge Luiz Camillo Alvesdurante uma operação contra a milícia de Rio das PedrasBelém entregou o cargo dizendo que a prisão de Camillo “foi uma surpresa”.Além de Camillo, o inspetor Alex Fabiano Costa de Abreu foi outro policial da 16ª DP preso na operação desta quinta-feira, que capturou outras 31 pessoas. De acordo com o Ministério Público estadual (MPRJ), eles recebiam propina para deixar de combater as ações da milícia investigada.Durante coletiva de imprensa realizada após a ação, o Corregedor da Polícia Civil, o delegado Glaudiston Galeano Lessacogitou o afastamento de Belém. A delegada não foi alvo da investigação do Ministério Público.