Jornal Povo

Sofia Kenin desbanca Muguruza, é campeã no Aberto da Austrália e encerra jejum americano

O tênis feminino vai confirmando seu momento de surgimento de novos talentos e estreantes como campeãs de Grand Slam desde que Serena Williams se tornou mãe, em 2017. A temporada de 2020 começou e, neste sábado, Sofia Kenin, de apenas 21 anos, garantiu o título do Aberto da Austrália, o seu primeiro neste nível, ao derrotar a espanhola Garbiñe Muguruza de virada por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 6/2, em 2h03 de confronto.

Nas últimas três temporadas, foram sete tenistas se tornando campeãs de Grand Slam pela primeira vez: Jelena Ostapenko, Sloane Stephens, Caroline Wozniacki, Simona Halep, Naomi Osaka, Ashleigh Barty e Bianca Andreescu. Agora, Sofia Kenin entra para este seleto grupo e, de quebra, encerra um jejum de dois anos sem títulos para os Estados Unidos, com Stephens no US Open de 2017. As americanas são de longe, as maiores campeãs em nível Major feminino, com 198 conquistas. A Austrália, com 63, fica em segundo lugar.

Foi a primeira vez de Kenin em uma decisão de Grand Slam e ainda diante de uma bicampeã, Muguruza, que já havia vencido em Roland Garros e Wimbledon nos últimos anos. A americana, mesmo sob enorme pressão, conseguiu uma virada imprevisível, mostrando um tênis agressivo e foi coroada com o título. Número 15 do mundo atualmente, Kenin sobe oito posições com a conquista e será 7ª do ranking na segunda-feira.

No Aberto da Austrália, Sofia Kenin se tornou a mais jovem a conquistar o torneio desde Maria Sharapova em 2008. Além disso, desde 2002, com Jennifer Capriati, apenas uma americana tinha vencido o torneio de Melbourne: Serena Williams, com um total de sete troféus da competição.

Muguruza, por outro lado, vinha de uma péssima temporada em 2019, com apenas seis vitórias desde maio do ano passado. Em Melbourne, a espanhola reencontrou seu bom nível de tênis, conseguiu vitórias surpreendentes, como sobre Simona Halep na semifinal, e sobe de 32ª para o 16º lugar.

Garbiñe Muguruza vibra contra Sofia Kenin no Aberto da Austrália — Foto: Clive Brunskill / Getty Images

O jogo

O primeiro set começou com as duas jogadoras confirmando os serviços. Porém no terceiro game, Muguruza conseguiu quebrar o da adversária, sacou bem em seguida e abriu 3 a 1. No oitavo game, a americana se recuperou e conseguiu devolvar a quebra. Porém não conseguiu confirmar o serviço e cedeu novamente um game para a espanhola. Muguruza não teve dificuldades para fechar o set em 6/4. A espanhola foi muito mais eficiente no saque, conseguindo três aces contra nenhum da adversária. Foram ainda 15 winners contra apenas nove de Kenin.

Sofia Kenin voltou mais concentrada para o segundo set e passou a ser mais agressiva nos pontos. A tática deu certo, já que no quarto game, a americana quebrou o serviço da espanhola, abrindo uma vantagem de 3 a 1. Muguruza passou a sentir a parte físico e pediu atendimento médico, numa tentativa de esfriar o jogo. Kenin, no entanto, seguiu imprimindo um ritmo forte, não foi ameaçada em seu saque e quebrou mais uma vez para decidir em 6/2 e empatar o jogo.

A hora da decisão trouxe muita pressão para cima das duas tenistas. Kenin fazia cara de desespero a cada ponto, enquanto Muguruza parecia mais tranquila, ainda que cometendo mais erros não forçados. A espanhola chegou ao 0/40 no 2/2, mas Kenin mostrou uma enorme força mental e técnica para virar a confirmar o game, levou o público à loucura (veja abaixo) com cinco pontos em sequência.

O quinto game jogou a pressão no colo de Muguruza. A espanhola chegou a abrir 40/15, mas passou a errar mais, viu Kenin crescer e, com uma dupla falta, sofreu a quebra, vendo a americana abrir diferença em 4/2. Mesmo com uma expressão de nervosismo estampada no rosto, Kenin seguiu mostrando personalidade e força nos pontos. Com 5/2 no placar, ela novamente pressionou Muguruza, que sentiu o momento e, com uma dupla falta, definiu o resultado do jogo ao levar a quebra.

Fonte: Globoesporte