Jornal Povo

Funcionários da Casa da Moeda entram em greve contra privatização

Funcionários da Casa da Moeda iniciaram uma greve de advertência de 24 horas, que de acordo com os trabalhadores, paralisa e produção de passaporte nesta segunda-feira (3). Os empregados realizam manifestação contra a privatização e alteração de benefícios trabalhistas promovidos pela diretoria da instituição.

As declarações do diretor de gestão, Fábio Rito, sobre a possibilidade de privatização ou extinção da Casa da Moeda, já foram alvo de protesto dos empregados. Ele defende que a instituição se torne mais eficiente diante do prejuízo de R$ 200 milhões registrado em 2019.

No dia 10 de janeiro os trabalhadores ocuparam por cerca de 10 horas a entrada do gabinete da presidência e só saíram após a chegada da Polícia Militar.

Procurada, a Casa da Moeda ainda não se posicionou sobre a paralisação na manhã desta segunda-feira (3). O Governo Federal já manifestou a intenção de privatizar a instituição. A medida está prevista no programa de desestatização do Ministério da Economia.

A Casa da Moeda foi fundada em 1694 para imprimir o dinheiro usado no país. Selos, diplomas oficiais e passaportes também são produzidos pela estatal. Há dez anos, o Governo investiu quase R$ 1 bilhão na modernização do maquinário, mas ao longo da década a produtividade caiu, assim como a demanda por papel moeda. Atualmente são usados apenas 10% da capacidade instalada.

Via: Band News