Jornal Povo

Idosa morre arrastada pela enxurrada em Nova Iguaçu, no RJ

Uma mulher de 81 anos morreu na noite de domingo (2) após ser arrastada pela correnteza formada pela chuva forte que caiu em toda a Região Metropolitana. Um rio transbordou.

O caso aconteceu no bairro Mangueira, em Nova Iguaçu. A informação foi confirmada pela TV Globo com a Defesa Civil do município.

Casa da idosa arrastada pela enxurrada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de domingo (2) — Foto: Lívia Torres/ TV Globo

Casa da idosa arrastada pela enxurrada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de domingo (2) — Foto: Lívia Torres/ TV Globo

De acordo com a prefeitura, Sebastiana Pedreira da Silva chegou a ser levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Comendador Soares, mas já chegou morta.

Sebastiana Pedreira da Silva e a filha, Andréia, foram arrastadas pela correnteza; a filha sobreviveu, mas a mãe foi achada morta — Foto: Reprodução/TV Globo

Outras duas pessoas também foram levadas para o Hospital-Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Uma criança de 10 anos teve escoriações pelo corpo e segue internada. Andréia Pereira da Silva, de 42 anos, também chegou à unidade com escoriações, mas foi atendida e recebeu alta.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que registrou 15 ocorrências por causa do temporal e que está vistoriando os locais de onde foram feitos os chamados.

Pés cobertos de lama de moradora de Nova Iguaçu, no RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo

Pés cobertos de lama de moradora de Nova Iguaçu, no RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo

Na manhã desta segunda-feira (3), moradores da região ainda limpavam as casas e lembravam os momentos de terror que viveram por causa da forte chuva. A secretária Joelma Louvisi presenciou o momento que a família foi arrastada pela água.

“Eles estavam aqui, na direção desta porta, e de lá eu gritava, mas eles não escutavam. Aí rompeu a parte onde está o carro, da garagem. Logo em seguida, eles estavam aqui. Foi onde rompeu o muro, com tudo. E a família foi levada pela correnteza”, contou a moradora.

Ela conta que as pessoas tentaram correr atrás, mas a enchente estava muito forte.

“De repente, o pessoal da esquina de baixo começou a gritar que tinha um menino debaixo do carro. Correram, levantaram o carro e tiraram o menino, muito machucado. E continuamos procurando pela senhora, quando encontraram o corpo em uma esquina abaixo. Corremos para ver — e era ela”, destacou.

Aposentado Reginaldo Braga afirma que alagamentos são rotina em Nova Iguaçu, no RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo

Aposentado Reginaldo Braga afirma que alagamentos são rotina em Nova Iguaçu, no RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo

Alagamentos são rotina, dizem moradores

A aposentada Sueli Chagas contou que a vizinhança não dormiu para limpar as casas. Ela também afirmou que não é a primeira vez que as moradias da região são invadidas por lixo e esgoto.

“Aqui, uma chuvinha de 15 minutos já causa cheia. Com uma certa proporção, ela entra dentro de casa. É um estrago só. A gente tem uma casa com dificuldade. Queima a geladeira, ninguém paga. Estraga tudo”, explicou Sueli.

O aposentado Reginaldo Braga conta que as inundações são uma rotina nesta época do ano e que as autoridades têm conhecimento do problema. Ele diz que se sente constrangido pela situação.

“A gente fica dentro d’água, desentope, lava a casa depois, tira a lamaceira de dentro”, contou sobre sua rotina em casa.

Moradores de Nova Iguaçu limpam casas e contam prejuízos após temporal. Idosa morreu levada pela enxurrada — Foto: Lívia Torres/ TV Globo

Moradores de Nova Iguaçu limpam casas e contam prejuízos após temporal. Idosa morreu levada pela enxurrada — Foto: Lívia Torres/ TV Globo

Muro desaba

Um muro de um atacadão caiu em Realengo, na Zona Oeste do Rio. A força das águas derrubou o muro da loja e escoou para as ruas próximas. De acordo com o estabelecimento, uma equipe de engenharia foi deslocada para averiguar os impactos.

A tempestade levou o Centro de Operações Rio a decretar estágio de atenção, o terceiro de uma escala de cinco.

A chuva causou problemas em vários pontos da capital e da Região Metropolitana. De acordo com o Climatempo, há previsão de mais chuva nesta segunda-feira (3). O dia deve ter tempo fechado, podendo ocorrer pancadas a qualquer momento, ocasionalmente fortes. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 29ºC. A mínima é de 21ºC.

Três ramais dos trens da Supervia operaram com intervalos irregulares durante parte da manhã, mas voltaram ao normal às 9h.

Os locais onde mais choveu foram Pavuna (153,2 mm), na Zona Norte; São João de Meriti (146,4 MM), na Baixada Fluminense; Guadalupe (136,6 MM) e Padre Miguel (128,4 MM), na Zona Oeste.

Fonte: G1