Jornal Povo

Lei Seca começa operação móvel com mudanças rápidas de local no estado do RJ

Começou neste sábado (1º) a Operação Lei Seca móvel em todo o estado do Rio de Janeiro. Com uma estrutura reduzida, equipes conseguirão mudar rapidamente de local para evitar que motoristas desviem da blitz com o uso de aplicativos que indicam onde está a fiscalização.

O formato também permitirá a fiscalização em vias mais estreitas – devido ao tamanho da operação regular, somente vias largas eram utilizadas.

No primeiro dia, 25% dos motoristas abordados tinham sinais de embriaguez. Nas operações tradicionais, o índice é de apenas 4%.

Operação Lei Seca

“Além da Lei Seca diurna, agora temos a Lei Seca móvel, que é um braço menor da Operação para que ela possa identificar aqueles que tentam fugir das blitzes usando aplicativos. Os agentes vão se deslocar e circular pelas adjacências onde a fiscalização principal estará instalada para flagrar motoristas que tenham optado por rotas alternativas”, disse o secretário de Governo, Cleiton Rodrigues, por meio da assessoria de imprensa.

Em 16 de janeiro, a Lei Seca deu início também à Operação Verão, com fiscalizações diurnas que vão ser realizadas até depois do carnaval nos principais acessos a praias, áreas de lazer e cachoeiras.

Quase 11 anos de operação

Desde que iniciou, em 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca realizou:

  • 16.393 ações educativas de conscientização;
  • 24.571 ações de fiscalização;
  • mais de 3 milhões de abordagens;
  • 208.869 mil flagrantes de pessoas dirigindo após o consumo de álcool.
  • Fonte: G1