Jornal Povo

Temporal gerou prejuízo de R$ 37,2 milhões ao comércio do RJ, aponta Fecomércio

O comércio fluminense sofreu um prejuízo estimado em R$ 37,2 milhões entre os dias 24 e 25 de janeiro por causa do temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro. É o que aponta um levantamento divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises – Ifec.

Segundo o Ifec, o levantamento foi realizado em 14 municípios do Norte e Noroeste do estado, que foram os mais afetados pelo transbordamento de três rios das regiões. A pesquisa mostrou que 56,6% dos estabelecimentos comerciais destas cidades sofreram algum tipo de prejuízo.

Dentre os estabelecimentos que foram afetados, 72,8% apontaram que o principal fator de prejuízo foi a drástica redução da demanda, ou seja, a falta de clientes – sem venda, não houve geração de receita.

Para 27,2% dos estabelecimentos prejudicados, o principal fator de prejuízo no entanto foi a falta de funcionários. Para outros 25,6%, o maior problema foi o alagamento do próprio estabelecimento ou depósito. Já outros 23,2% dos estabelecimentos sofreram com a falta de entrega de mercadorias, enquanto outros 17,6% amargaram danos estruturais no estabelecimento ou, até mesmo, perda de estoque.

Ainda segundo a pesquisa, 32,8% dos empresários prejudicados pelo temporal disseram estimar um prazo de dois a três meses para recuperarem o prejuízo.

Para o levantamento, o Ifec consultou 569 estabelecimentos comerciais dos municípios Varre-Sai, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Italva, Aperibé, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Natividade, Porciúncula, Itaperuna e São Francisco do Itabapoana.

Via: G1