Jornal Povo

Banda Amigos da “Barra da Tijuca”

No dia 09 de fevereiro sai pela orla da Barra Da Tijuca, no Rio de Janeiro, o bloco “Banda Amigos Da Barra” da Tijuca. Um trio elétrico de última geração, com 30 metros de comprimento percorrerá a Avenida Lúcio Costa, do número 3,300 (em frente ao condomínio Barramares), até a Praça Do Ó.

O Bloco que propõe a pluralidade de ritmosinclusão socialsustentabilidade tem este ano como enredo um dos artistas mais emblemáticos da nossa música e TV, Sérgio Loroza. O homenageado é ator, cantor, comediante e compositor, que transita pelos gêneros: MPB, Samba, Marchinha, Rap, Soul e o Funk, é um dos nomes mais requisitados na noite e no carnaval brasileiro.

Loroza, velho conhecido das telas, telonas, rádios e carnaval e folia carioca, foi um dos fundadores do Monobloco. Frequentava a igreja (Santo Sepulcro), do bairro em onde morava, Madureira, onde começou a tocar violão. Na sequência, com os amigos locais criou m grupo de teatro, o ComuniArte.

 “De banda em banda, de peça em peça, a parada tá rolando até hoje. Muitas inspirações, para um pretinho do subúrbio, a notoriedade de figuras como Mussum, Pelé, Tony Tornado, Gerson King Combo, Tim Maia, Jorge Ben, Martinho da Vila, Grande Otelo, Ruth de Souza, Gilberto Gil, entre tantos outros, acabam por nos fazer acreditar que é possível“, conta Serjão, como é chamado pelos amigos.

Sérgio Loroza é tão importante nos movimentos blacks, bem como na arte de rua. Sua identidade é tão própria, que com ele sempre esta acontecendo alguma coisa, banda de carnaval, lançamento de cachaça, gravação de seriado, filme e os palcos cantando.

Primeiramente, gostaria de deixar registrado que desde o início eu disse: “Não mereço, mas aceito” – (risos). Sinto-me deveras honrado em ser homenageado num dos maiores blocos de uma área tão nobre. Enquanto “suburbano-raiz”, vi o crescimento desse bairro, desde o tempo em que se estampava a placa “Sorria, você está na Barra”. O Carnaval é o ponto alto da diversão na cidade e a Banda Amigos da Barra traz diversão de qualidade pra geral, isso me alegra, me faz feliz”, declara o artista.

Milton CunhaMuso Oficial da “BAB”, dispensa apresentações, é uma atração à parte. Animado, brincalhão e cheio de disposição, é paraense, mas escolheu a Cidade Maravilhosa para viver. Psicólogo de formação e carnavalesco por opção, se destacou no gosto popular, por sua irreverência única na forma de comunicar e agradar às massas, mas é na sutileza que ele engrandece. Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Milton é a cara do carnaval carioca.

Nas apresentações, uma diversidade musical. Na concentração, o bloco Chove Na Barra, o animador infantil Tio Carlos e o MC Théo. No trio já andando, quem dá a largada é o homenageado, Serjão. A dupla de sambistas, Bruno e Ramon – Gêmeos Do Samba assumem logo depois. O MC Théo volta a cena cantando enquanto o furacão sertanejo, Yara Vellascos se prepara para cantar do sertanejo ao axé. Nos 30 minutos finais, Loroza retorna ao comando, trazendo todos os cantores para um carnaval de gêneros, todos cantando juntos!