Jornal Povo

Homem é preso em Marechal Hermes por comercializar linha chilena

Um homem foi preso nesta segunda-feira em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, por comercializar linha chilena. Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) encaminharam Jorge dos Santos Oliveira ao Sistema Prisional por crime contra a ordem econômia e relações de consumo. O uso da linha chilena em pipas já fizeram vítimas com ferimentos graves na cidade. O caso da menina Eloah, que teve uma perna amputada, estimulou a alteração da lei 8.478, que proíbe o perigoso item.

Dessa forma, desde o dia 19 de julho de 2019, quem for flagrado soltando pipa com linha chilena ou cerol tem que pagar uma multa de R$ 342,11. O novo texto, publicado no Diário Oficial, traz novas proibições e estipula multas para quem fabricar, vender, comprar, portar ou usar cerol ou linha chilena.

De acordo com o delegado Mário Andrade, agentes da Polícia Civil monitoravam o local, quando Jorge saiu de seu comércio transportando uma sacola preta contendo diversos rolos de linha chilena, por volta das 11h30 desta segunda-feira. Questionado sobre isso, ele afirmou que estava indo entregar as linhas a um cliente na estação de Marechal Hermes.

Diante do flagrante a equipe procedeu até a loja de venda de pipas de Jorge, onde encontrou e arrecadou mais outros rolos de linhas chilena, bem como uma quantidade expressiva de fogos de artifícios, que eram armazenados no interior de sua propriedade de forma perigosa e irregular. O delegado determinou a perícia de local e do material, apreendendo todo o material, logo após encaminhando o preso ao Sistema Penitenciário.

Via: Jornal Extra