Jornal Povo

‘Sem tratamento de esgoto, vamos viver com essa insegurança’, diz especialista após detergente na água

O aparecimento de surfactantes (detergentes) na água bruta que chega à Estação de Tratamento e Abastecimento do Guandu (ETA), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se tornou a nova preocupação da população que já convive com o problema no abastecimento da Cedae há um mês. A estatal justificou que o detergente foi arrastado pelas fortes chuvas da noite do último domingo, mas segundo o professor da Coppe/UFRJ Paulo Canedo a chuva é apenas um dos alertas para uma questão que ainda pode piorar.

Conforme o especialista, a chuva forte na cabeceira dos três rios – Poços, Ipiranga e Queimados – aumenta de carga de poluentes perto do ETA Guandu. Já as altas temperaturas, que facilita as reações químicas e a proliferação de algas, é o segundo alerta do problema, que se intensifica quando no verão e com a junção dos dois estágios.

– A solução? Só tem uma única e exclusiva: não tem como fugir do saneamento das bacias nos rios Poços, Ipiranga e Queimados. – afirma o especialista. – É uma obra que demora, o certo é demorar quatro anos. O que sabemos é que, se começarmos as obras hoje, que não acontecerão, pelo menos vamos viver quatro anos de insegurança. Enquanto não tiver tratamento de esgoto nos três rios, vamos viver com a insegurança.

Via: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.