Jornal Povo

Após mudança no passe livre, universitários do RJ afirmam que diploma está em risco

Muitos universitários perderam o passe livre nos ônibus por causa das novas regras da Prefeitura do Rio. Sem o benefício, eles dizem que não vão conseguir terminar os estudos.

É o caso da estudante de Pedagogia Luiza Helena Rizzo, que está no último ano da faculdade, sempre teve direito a passagens gratuitas para ir e voltar da universidade, mas esta semana levou um susto.

“A minha surpresa foi porque eu tenho esse direito já há 3 anos e agora ele tá sendo retirado de mim e de vários estudantes, milhares de estudantes, de forma totalmente injusta”, diz Luiza.

Ela perdeu o direito ao benefício depois que a Secretaria Municipal de Transportes do Rio mudou as regras do passe livre para estudantes universitários.

A nova resolução exige, por exemplo, que o aluno tenha cursado todo o ensino médio na rede pública ou tenha sido bolsista integral em escolas particulares.

Luiza estudou parte em escola pública e parte na particular, sem bolsa. Agora, para terminar a faculdade ela teria que pagar quatro passagens por dia, mais de R$ 300 por mês.

“E eu não tenho como pagar isso. E eu tô no meu último ano de faculdade, eu preciso me formar”, conta a estudante.

Outra nova regra diz que, a partir de agora, alunos de universidades privadas só vão ter direito ao passe livre se comprovarem bolsa de estudo integral, que são as bolsas oferecidas pelos programas do governo federal.

A bolsa do Clécio Rodrigues Franco é de 50% e ele também vai perder a gratuidade no transporte.

Clécio mora no Castelo, na Zona Norte, e estuda em Realengo, na Zona Oeste. Assim como Luiza, ele usa quatro passagens por dia, o equivalente a mais de R$ 300 por mês.

“Vai ficar mais caro do que o valor da bolsa que eu pago lá na instituição. Então, assim, vai ficar praticamente inviável de ficar estudando”, fala o estudante.

A resolução foi publicada em novembro do ano passado, mas só começou a valer nesta semana.

Reunião sem acordo

Na tarde de terça-feira (4), representantes dos estudantes e da Secretaria de Transportes se reuniram para discutir o assunto. Mas até agora, não houve acordo.

A Secretaria de Transportes disse que as regras mais rígidas são uma forma de evitar fraudes no uso do benefício. Mas para os alunos de baixa renda, é o futuro que está em jogo.

“Eles alegaram que é questão de fraude. Mas tem inúmeras formas de combater a fraude. Não é cortando o passe livre dos estudantes”, conclui Célio.

Via: G1