Jornal Povo

Vigilância Sanitária municipal determina interdição da água mineral Ipanema em galão de 20 litros

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, da Secretaria municipal de Saúde, determinou a interdição cautelar da água mineral da marca Ipanema, vendida em galão de 20 litros, de responsabilidade da Aqua Glass Indústria e Comércio de Água Mineral Ltda. A empresa fica localizada em Rio Bonito (RJ). A decisão — válida para o município do Rio — tomou como base o laudo de análise 828.1P.0/2020, emitido pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública, que considerou o resultado insatisfatório.

Segundo o órgão, havia presença de bactérias (coliformes totais e pseudomonas), indícios da falta adequada de higiene dos galões e, por consequência, contaminação do produto. A interdição cautelar afeta os lotes fabricados desde 22 de janeiro.

A ação da Vigilância foi organizada a partir de queixa recebida por meio da Central 1746. O problema ganhou visibilidade com a denúncia de um consumidor que comprou um galão de água num estabelecimento em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e percebeu que tinha cor amarelada e cheiro forte. A informação foi divulgada à época pela BandNews FM.

De acordo com a Vigilância, no local, a equipe apreendeu 15 unidades do produto, com cinco galões mantidos no estabelecimento para a contraprova e dez levados para o laboratório localizado em São Cristóvão.

“Essas bactérias são oportunistas e podem causar infecções em pessoas com baixa resistência. Por isso, como medida de prevenção aos riscos à saúde do consumidor, adotamos a interdição cautelar até que todo o processo seja encerrado”, explicou a médica-veterinária Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Vigilância do Rio.

Vale lembrar que o galão é uma embalagem reutilizada com validade de três anos.

Empresa será notificada

Nesta quarta-feira, a Vigilância vai notificar a Aqua Glass Indústria e Comércio de Água Mineral Ltda., que terá até dez dias para solicitar defesa e perícia de contraprova. “Como a empresa fica em outro município, a Vigilância Sanitária do estado será acionada para que a inspeção seja realizada na fonte”, informou o órgão.

Os estabelecimentos comerciais que vendem a marca deverão retirar o produto das prateleiras, até que a comercialização seja liberada ou os galões sejam definitivamente recolhidos pelo distribuidor. As informações constam da Portaria 527, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (dia 5).

Quem descumprir a determinação estará sujeito a penalidades (apreensão, suspensão ou proibição de venda, propaganda ou fabricação do produto, multa, interdição ou cassação de registro ou licenciamento).

Ainda de acordo com a portaria. agentes de fiscalização sanitária deverão inspecionar os estabelecimentos para verificar o cumprimento da determinação.

Orientações da Vigilância

– O produto deve ser armazenado em local fresco e ventilado. Se a luz solar incidir diretamente sobre o produto, pode causar alteração na coloração, influenciando na qualidade do material de embalagem e podendo facilitar a contaminação por agente externo.

– A água não pode ser armazenada perto de produtos como detergentes e outros usados para a higienização domiciliar ou em locais que comercializem produtos voláteis, como postos de gasolina.

– Nos estabelecimentos comerciais, o produto deve estar exposto ou armazenado sobre prateleiras ou pallets, nunca sobre o piso.

– O consumidor deve sempre verificar a rotulagem e o prazo de validade.

– Se o consumidor identificar sabor ou odor na água adquirida, deve fazer o registro na Central 1746 e guardar a embalagem com o produto para que a Vigilância possa rastrear o fornecedor e os lotes.

Fonte: Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.