Jornal Povo

Volvo Caminhões anuncia investimento de R$ 1 Bilhão no Brasil

O grupo Volvo, responsável pela produção de caminhões, ônibus e máquinas de construção, anunciou nesta quarta-feira, dia 05/02, um programa de investimentos da ordem de 1 bilhão de reais para o período de 2020 a 2023 no Brasil. O montante será aplicado no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“Parte dos investimentos será direcionado para desenvolvimento de novos fornecedores de cadeia local”, afirma Wilson Lirmann, presidente do grupo Volvo América Latina.

A Volvo é líder no segmento de caminhões no país, que representa o maior volume de vendas do mercado brasileiro. Em 2019, a marca emplacou 14,5 mil unidades, alta de 58% em relação ao ano anterior.

“O segmento pesado voltou praticamente aos níveis pré-crise”, destaca Lirmann.

O recorde do mercado de caminhões no Brasil ocorreu em 2011, quando foram emplacadas 170 mil caminhões.

Já as vendas de semipesados alcançaram 2,3 mil caminhões, avanço de 55% sobre 2018.

Segundo Lirmann, o Brasil é o segundo maior mercado de caminhões para o grupo Volvo no mundo todo.

A montadora tem uma fábrica na região de Curitiba, no Paraná, com 3.600 funcionários ativos. Lá, a produção de caminhões está funcionando em dois turnos. A linha de cabines opera em três turnos ao longo do dia.

Já a unidade de máquinas de construção está localizada na cidade de Pederneiras, no interior de São Paulo. A planta industrial tem cerca de 300 funcionários ativos trabalhando.

“A capacidade instalada da indústria vem sendo ajustada constantemente nos últimos anos”, diz Lirmann.

O executivo acrescenta que, diante da queda da taxa básica de juros (Selic), o mercado de caminhões reduziu consideravelmente a dependência do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Finame. Há alguns anos, mais de 90% das vendas do setor eram feitas através do crédito do banco de fomento. Hoje, segundo estimativas de mercado, giram em torno de 60%.

“Atualmente, os bancos das montadoras estão financiando mais a compra de caminhões”, ressalta Lirmann.

Cavalo da Volvo