Jornal Povo

Witzel pede e Alerj retira indicação dele para conselheiro de agência que regula Cedae

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) retirou de pauta, nesta quarta-feira (5), a indicação feita pelo governador Wilson Witzel (PSC) de um novo conselheiro para a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa).

O nome indicado foi o de Bernardo Sarreta, que teve o nome rejeitado por unanimidade na véspera pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj após uma sabatina. Apesar do parecer contrário da comissão, o nome poderia ser aprovado pelo plenário.

A Agenersa é responsável pela regulação da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), que vive uma crise há mais de um mês por conta do sabor e odor de terra na água.

Na terça, Barreta disse jamais ter visitado o Rio Guandu ou lido qualquer livro sobre regulação. O indicado de Witzel também teve dificuldades em explicar a função da agência reguladora.

“A principal função da agência reguladora é fazer regulação nos bens, não diria nos bens, no que o estado é, me confere. Eu não li um livro específico sobre regulação. O último livro que eu li, não é muito do tema, seria do Sun Tzu, ‘A Arte da Guerra’”, afirmou Sarreta.

Desistência

A desistência de Witzel foi anunciada pelo líder do partido do governador na Casa, Márcio Pacheco.

“Foi encaminhado pelo governador à Mesa (Diretora), um ofício pedindo a retirada da mensagem. Quero consolidar e solicitar”, disse.

A determinação foi acolhida pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT). Ele disse também que o mesmo nome não pode ser indicado novamente.

Via: G1