Jornal Povo

Prefeitura do Rio divulga plano de contingência contra o coronavírus

O plano municipal de contingência contra o coronavírus foi divulgado pela Prefeitura do Rio nesta quinta-feira (6). Serão 120 leitos de hospitais de toda rede municipal reservados para possíveis pacientes.

A capital fluminense não tem casos suspeitos da doença. O Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6). Um deles está no estado do Rio de Janeiro, mas a cidade não foi divulgada.

A administração municipal também determinou a manutenção de estoques estratégicos de insumos e treinamentos de profissionais. O material servirá para orientar as ações na assistência aos pacientes, bem como na prevenção e na promoção de saúde.

A medida foi publicada nesta quinta-feira (6) pela secretaria municipal de Saúde (SMS) do Rio no Diário Oficial. O documento foi elaborado em parceria com a secretaria estadual de Saúde (SES), com definição de objetivos e metas.

Todas as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde foram respeitados.

O que fica estabelecido no plano?

  • Critérios de definição de caso suspeito
  • Fluxos de notificação e de coleta de amostras laboratoriais
  • Respostas aos níveis de alerta, com planejamento para cada nível.

As internações e transferências de possíveis pacientes, para os 120 leitos, serão coordenadas pela Central de Regulação Unificada.

“O documento foi construído por uma equipe técnica experiente e capacitada para lidar com eventos que envolvam múltiplas vítimas. As ações estão alinhadas com o plano de contingência estadual, fundamental para otimização dos recursos humanos e insumos”, disse a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Via: G1