Jornal Povo

Coronavírus: Aviões que resgatarão brasileiros já estão na China e voltam na tarde desta sexta

RIO — A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na manhã desta sexta-feira que os dois aviões enviados para o resgate dos brasileiros em Wuhan já estão na China, na escala prevista na cidade de Urumqi para reabastecimento, antes de prosseguirem para o destino final.

Os brasileiros que serão resgatados de Wuhan, cidade chinesa onde se originou a epidemia do novo coronavírus, foram avisados pelo governo brasileiro que os dois aviões da FAB enviados para resgatá-los irão pousar por volta de 0h10m da manhã de sábado no horário local (13h10m de sexta-feira, no horário de Brasília). A decolagem de volta ao Brasil está prevista para 4h10m da madrugada de sábado em Wuhan (17h10 de sexta, em Brasília).

As mensagens foram publicadas on-line pelo argentino Pablo Lassalle, cujas mulher e filha estão em Wuhan e embarcarão no vôo. Segundo ele, sua mulher recebeu as informações em um grupo de aplicativo de mensagens que reúne os brasileiros que serão repatriados.

Ao menos 34 brasileiros estão na lista do governo para retornar ao Brasil. Nas mensagens, eles são orientados a chegar ao aeroporto de Wuhan à 1h10m no horário local (14h10m). Também são informados de que cada um só poderá levar 20 kg de bagagens, no total.

Resgate em WuhanComo será o voo que vai trazer brasileiros e seus parentes de volta da China

VarsóviaPolôniaLas PalmasIlhas Canárias,EspanhaUrumqiChinaChegada(madrugadade sexta, 07/02)WuhanFortalezaPartida(05/02 às 12h)Base Aéreade Brasília123Dois aviões da Força Aérea Brasileira partem juntos, às 12h de quarta-feira (5), da Base Aérea de BrasíliaNa ida, as aeronaves farão paradas em Fortaleza, Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha), Varsóvia (Polônia) e Urumqi (China), chegando a Wuhan, o destino final, na madrugada de sexta (7)Na volta, prevista para a madrugada ou manhã de sábado (8), repetem o trajeto ao contrário, e voam de Fortaleza direto para a base de Anápolis (GO)Fonte: Ministério da Defesa

No entanto, o embarque de todos os 34 repatriados não está garantido. Segundo informou a defesa dos brasileiros na última terça-feira, a viagem de volta ao Brasil está condicionada a um exame médico no próprio aeroporto de Wuhan. Se algum sintoma de coronavírus for identificado, o passageiro não poderá embarcar.

Fonte: O Globo

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.