Jornal Povo

CPI debate incêndio no Ninho do Urubu na Alerj; pais de vítimas e diretoria do Flamengo estão convocados

Prestes a completar um ano, o incêndio que terminou com dez mortes no CT Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019, será assunto de reunião da CPI dos Incêndios da Assembleia Legislativa do Rio nesta sexta-feira (7). Pais das vítimas foram convidados a comparecer à reunião, que acontece às 11h.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro 

Foram convocados também para a reunião o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim; o CEO do Flamengo, Reinaldo Belloti, além dos vice-presidentes de Patrimônio e Administração. Membros da diretoria anterior também foram convocados, como o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, o ex-vice presidente de Patrimônio, Alexandre Wrobel, o vice-presidente de Administração e Patrimônio do clube.

Também foram convocados :

  • o delegado atual da 42ª DP (Recreio), William Pena Júnior, responsável pelo inquérito;
  • o Ministério Público, que devolveu o inquérito à Polícia Civil;
  • a Defensoria Pública;
  • o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Luiz Antônio Cosenza;
  • a diretora do Instituto Médico Legal, Gabriela Graça.

A CPI, presidida pelo deputado Alexandre Knoploch (PSL), investiga desde novembro incêndios que ocorreram no Rio, como o do Museu Nacional, em setembro de 2018; do hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, que deixou 23 pessoas mortas, sendo a maioria idosos; e da whiskeria Quatro por Quatro, no Centro do Rio, em outubro.

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim leva as mãos à cabeça no Ninho do Urubu no dia do incêndio que matou os 10 atletas da base — Foto: André Durão

Knoploch, em entrevista ao  G1, explicou que também foram convocados os membros da atual e da antiga diretoria para tratar sobre os porquês do acidente, no caso da gestão Bandeira de Mello; e também sobre o tratamento das vítimas sobreviventes dos familiares dos atletas que morreram no incêndio, na gestão Landim. Porém, ele ainda não sabe se membros da gestão Landim vão comparecer à reunião:

“A diretoria atual tem demonstrado um certo receio de comparecer à comissão. Eles mandaram uma carta, alegando que completariam um ano, que eles teriam eventos para fazer, e fizeram uma solicitação para ninguém comparecer, apenas o CEO. A única coisa que pedimos é que, caso o presidente não possa vir, que ele mande os outros e o vice jurídico, se comprometendo a vir na próxima audiência “, explicou ele, acrescentando:

“Caso isso não ocorra, a gente vai emitir um documento da comissão para a Polícia Civil, pedindo a condução coercitiva. Eles são obrigados, quando convocados, a comparecerem “, disse o deputado, citando que isso ocorreu na audiência da CPI sobre o incêndio no hospital Badim, e também da Whiskeria Quatro por Quatro.

Entre os membros da antiga diretoria convocados, está Alexandre Wrobel, vice de patrimônio do Flamengo na época em que o CT foi inaugurado. Segundo o deputado, a participação de Wrobel é “primordial”:

“Ele era naquele momento o responsável direto pelo Ninho do Urubu, e também pelas contratações feitas dos contâineres e tudo mais”, avaliou o deputado.

Knoploch afirmou que o inquérito da CPI é independente da apuração do Ministério Público e da própria polícia.

“O ordenamento jurídico dá muitos instrumentos para a defesa, e isso às vezes dificulta a investigação. Mas a CPI tem uma força maior, porque é uma casa legislativa formada por parlamentares. A gente já quer fazer relatórios preliminares que serão encaminhados ao Ministério Público e à Justiça Estadual”, finalizou.

Procurado, o Flamengo não se posicionou sobre a presença de seus dirigentes convocados até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.