Jornal Povo

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn compara talento de Hamilton com o de Schumacher

Ross Brawn, ex-diretor técnico da Ferrari e Mercedes, foi cauteloso ao falar sobre os paralelos entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher. Hoje, o inglês tem apenas sete vitórias a menos do que o recorde do alemão (91 a 84). Porém, o atual diretor esportivo da Fórmula 1 não poupou elogios ao piloto britânico, destacando semelhanças entre ele e o heptacampeão.

– Ambos são massivamente talentosos no que fazem no carro e naqueles momentos quando eles tiram algo do nada. Em algumas voltas de classificação, Lewis deixou a equipe sem palavras. Michael era o mesmo. Há alguns momentos em que só aqueles pilotos podem fazer isso – disse o dirigente, em entrevista ao jornal inglês “The Guardian”.

Hamilton e Schumacher correram juntos na F1 de 2010 a 2012 — Foto: Getty Images

Hamilton e Schumacher correram juntos na F1 de 2010 a 2012 — Foto: Getty Images

Brawn tem experiência para falar sobre a dupla. Entre 1997 e 2006, trabalhou diretamente com Schumacher enquanto atuava como diretor técnico da Ferrari, função que repetiu entre 2010 e 2013 na Mercedes, até a chegada de Lewis Hamilton.

Ele também foi um dos responsáveis por tirar o heptacampeão da aposentadoria de volta à equipe alemã por três temporadas, e esteve próximo de Schumacher na equipe que o fez despontar na categoria, a Benetton.

Lá, Brawn trabalhou como diretor técnico entre os anos de 1991 e 1996. A equipe italiana foi, de forma oficial, a primeira do alemão na F1, onde ele conquistou seus dois primeiros títulos em 94 e 95, migrando para a Ferrari no ano seguinte.

Michael Schumacher com Ross Brawn durante teste com carro da Ligier — Foto: Reprodução/rede social

Michael Schumacher com Ross Brawn durante teste com carro da Ligier — Foto: Reprodução/rede social

Apesar da semelhança, Ross Brawn evitou se estender nas comparações entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher, hoje maiores vencedores da categoria, separados por apenas um título:

– Eles (Hamilton e Schumacher) pilotavam diferentes carros, em diferentes épocas e numa competição diferente. Lewis é incrivelmente profissional, dedicado e comprometido, mas Michael tinha uma intensidade em relação ao carro que Lewis não precisa.

O atual diretor esportivo da F1, que também assumiu o posto de diretor técnico da categoria, reforçou a diferença técnica entre as eras, lembrando de seu tempo de trabalho com Schumacher.

– Michael veio de uma era em que não havia a tecnologia que há hoje. A análise de informações era muito básica. Agora, um piloto sai do cockpit e o engenheiro tem a análise do comportamento do carro em cada curva. Quando eu trabalhei com Michael pela primeira vez, tínhamos uma folha com o número das curvas e ele tinha que explicar onde ele tem que sair de traseira ou de frente, e aí teríamos que analisar isso – disse.

Michael Schumacher e Lewis Hamilton correram juntos na Fórmula 1 de 2010 a 2012 — Foto: Getty Images

Michael Schumacher e Lewis Hamilton correram juntos na Fórmula 1 de 2010 a 2012 — Foto: Getty Images

Sem poupar elogios

Fugindo das comparações, Ross Brawn não poupou elogios a Lewis Hamilton, que disputará a temporada de 2020 como atual campeão da categoria, absoluto nos últimos três anos:

– Lewis mereceu (os títulos), ele merece cada campeonato que ganhou. Ele se juntou ao time certo na hora certa e está no ápice da sua performance. Ele não comete erros e é um piloto fantástico. Sua atuação é excepcional. Não é como se Lewis estivesse vencendo por sorte. Ele é um vencedor porque faz um trabalho fantástico, e você precisa lhe dar crédito por isso.

Fonte: Globoesporte

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.