Jornal Povo

Empresa tem atividade parcialmente suspensa durante nova fiscalização no Distrito Industrial de Queimados

Uma empresa do Distrito Industrial de Queimados, na Baixada Fluminense, teve as atividades parcialmente suspensas, na manhã desta sexta-feira (7).

Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e com a polícia ambiental inspecionam as empresas da região para tentar identificar o despejo de material sem tratamento no Rio Queimados.

De acordo com os agentes, a Work Shore Indústria e Comércio, que usa o nome fantasia Real Power Boat, estava lançando efluentes líquidos diretamente no solo e a rede de coleta de resíduos da produção estava fora da conformidade, provocando eventuais despejos na rede pluvial. O responsável pela empresa será conduzido ao Comando de Polícia Ambiental.

Outras vistorias serão feitas hoje e nos próximos dias em ações de fiscalização intensiva dos órgãos ambientais estaduais.

Nesta quinta (6), duas indústrias foram interditadas por poluir os rios da região. Os fiscais encontraram irregularidades em cinco das seis empresas vistoriadas. Duas foram autuadas por irregularidades ambientais, sendo que uma delas pode ser interditada pela Prefeitura de Queimados.

Região de poluição

O Rio Queimados é um dos afluentes da bacia do Rio Guandu e é apontado como um dos mais poluídos do estado de acordo com um relatório do Inea.

Essa é a mesma água que chega à Estação do Guandu para tratamento e que é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas em todo o estado.

Pescadores da região denunciam que os afluentes do Rio Guandu recebem diversos resíduos das indústrias.

Na ação desta quinta-feira, os técnicos coletaram amostras de água na saída das estações de tratamento dessas empresas. Um helicóptero também foi usado no rastreamento do possível lançamento ilegal de material industrial.

Cada empresa precisa ter uma estação de tratamento de resíduos. Dentro de uma delas, os técnicos analisaram a estrutura de tratamento de dejetos.

Via: G1