Jornal Povo

Moradores da Taquara dizem que frigorífico lança esgoto em rio, que chega a ficar avermelhado

Moradores da Taquara, na Zona Oeste do Rio, denunciaram nesta sexta-feira (7), ao RJ1, o despejo de esgoto feito por um frigorífico da região. Segundo eles, todos os dias, o rio chega até a mudar de cor e fica vermelho de tanto resíduo jogado na água.

Os moradores acham que vermelho na água é causado pelo sangue que sairia da fábrica de embutidos da Rica, na Estrada do Teixeiras, na Boiúna. O resto da produção seria lançado diretamente em um córrego.

Frigorífico diz tratar água descartada

A Rica nega ser responsável pelo descarte. Disse que trabalha com carnes que chegam congeladas e que não fazem abate de animais no local. A rica também afirmou que a água usada na higienização das instalações passa por uma estação de tratamento antes de ser descartada.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que vai enviar uma equipe ao local.

Problema antigo, dizem moradores

“Olha a cor que o rio fica. Isso é sangue da galinha lá da Rica do Teixeira. Isso é uma vergonha, nossa água potável, aí vem esse sangue de galinha aí. Todo dia é isso aí”, diz uma moradora.

“Era pra eles tratarem essa água, mas eles não tratam, né? Esses restos de embutidos, essas coisas, era pra ser tratado e depois jogado aqui”, acrescenta.

Os moradores dizem que todos os dias, por volta das 17h, acontece o despejo de esgoto. Além da cor, eles reclamam que o cheiro fica muito forte.

“Você sente dor de cabeça, você sente mal estar porque o cheiro é muito forte. É um cheiro muito insuportável”, reclama moradora.

Segundo eles, o problema é antigo. “É super sujo, fedorento que invade a sua casa… O cheiro é insuportável. Você parece que está dentro do chiqueiro. E isso há muitos anos. Eu criei meus filhos aqui, estou criando minhas netas e o cheiro continua a mesma coisa”, diz moradora.

Bruna Prado, líder comunitária comunidade dos Teixeiras, diz que a empresa já foi procurada.

“Já fomos na Rica, já fizemos abaixo assinado, já denunciaram ao meio ambiente e nada foi feito até hoje.”

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.