Jornal Povo

‘Coringa’ pode fazer história no Oscar? Outros filmes de heróis e supervilões ganharam estatuetas

“Coringa” é o filme com personagem saído dos quadrinhos com mais indicações ao Oscar. O longa de Todd Phillips recebeu 11 indicações e é favorito em pelo menos duas delas:

  • Melhor Ator para Joaquin Phoenix;
  • Melhor trilha sonora para Hildur Guðnadóttir.

Os super-heróis estão ganhando espaço, mas se o longa da DC vencer, não será a primeira vez que um filme do gênero levará alguma estatueta.

Os filmes da foto acima levaram:

  • “Homem-Aranha 2”
  • “Batman – Cavaleiro das Trevas”
  • “Pantera Negra”
  • “Esquadrão Suicida”
  • “Superman: O filme”
  • “Batman”

Na edição de 2019, “Pantera Negra” se tornou a primeira produção de super-heróis indicada a melhor filme do Oscar. Concorreu em outras seis categorias e levou em três delas (Canção original, Figurino e Design de Produção).

Também no ano passado, a Academia até pensou em criar a categoria filme popular, mas voltou atrás. O jeito é continuar competindo com todo tipo de filme…

Joaquin Phoenix em cena de 'Coringa' — Foto: Divulgação
Joaquin Phoenix em cena de ‘Coringa’ — Foto: Divulgação

Alguém já ganhou Oscar atuando como super-herói ou supervilão?

Só uma pessoa venceu. Foi Heath Ledger, o Coringa de “Batman – O cavaleiro das trevas” (2008), morto em janeiro do mesmo ano.

Quais filmes de heróis ganharam Oscar de efeitos visuais?

“Homem-aranha 2” (2004) e “Superman: O filme” (1978) levaram. “Superman: O Filme” (1978) também foi indicado a fotografia e efeitos de som.

Quais filmes tiveram mais indicações?

Coringa teve 11 indicações, incluindo ator, diretor e melhor filme. Antes, “Batman – O cavaleiro das trevas” era o recordista com oito indicações (ator coadjuvante, som, fotografia, edição, direção de arte, maquiagem, mixagem de som e efeitos visuais). “Pantera Negra” teve sete.

Qual franquia teve todos os filmes indicados ao Oscar?

“Homem de Ferro”. Os três longas do herói foram indicados na categoria efeitos visuais. Mas nunca ganhou.

Qual filme de super-herói (ou vilão) ganhou mais?

A animação “Os Incríveis” levou dois em 2006: Animação e Edição de Som. “Batman – O cavaleiro das trevas” (2008) também levou dois: ator coadjuvante e edição de som. É bem provável que “Coringa” bata esse recorde, ou no mínimo consiga empatar.

Quais filmes de herói foram indicados a roteiro?

“Logan”, despedida de Hugh Jackman no papel de Wolverine, foi indicado em 2018 a melhor roteiro adaptado. Quatro anos antes, “O Incríveis” foi indicado a roteiro original.

Quais filmes foram mal avaliados pela crítica, mas indicados mesmo assim?

“Batman Eternamente” (1995) concorreu a som, edição e trilha. “Esquadrão Suicida” não só foi indicado, como ganhou a estatueta de melhor maquiagem em 2017.

Fonte: G1