Jornal Povo

Água mineral no lugar dos galões da Cedae durante evento oficial em Queimados

Durante a inauguração do programa Segurança Presente, em Queimados, na Baixada Fluminense, nesta segunda-feira, funcionários da prefeitura distribuíram copos de água mineral para convidados e imprensa no evento que contou com a presença do governador Wilson Witzel. Em agendas anteriores desse programa, assim como nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, por exemplo, funcionários da Cedae costumavam distribuir água em galões de alumínio, semelhantes aos de vendedores de mate nas praias. Nesta segunda, no entanto, eles não foram vistos. A cidade fica próxima ao Rio Guandu, que abastece a capital fluminense e municípios da Baixada.

Os últimos lançamentos do projeto Segurança Presente, nos bairros de Madureira, Zona Norte, e Jacarepaguá, na Zona Oeste, também não contaram com o serviço. Já a base do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, inaugurou em dezembro, antes da crise de abastecimento de água, e contou com a distribuição por parte da Cedae.

Ainda nesta segunda-feira, segundo informou Ancelmo Gois, o governador Wilson Witzel deve anunciar a troca de nomes na presidência da Cedae. Vai deixar o posto Hélio Cabral, enquanto o substituto será Renato Espírito Santo, servidor de carreira da companhia de águas e esgotos do estado do Rio. A troca era estudada há semanas.

Desde os primeiros dias de janeiro a água fornecida pela companhia tem forte cheiro e aparência turva, com gosto desagradável, que se assemelha a “gosto de terra”. Apesar de Witzel ter prometido uma solução para o problema ainda em janeiro, até agora há reclamações sobre a água da torneira da Cedae em dezenas de bairros do Rio de Janeiro, além dos gastos altos e frequentes com a compra de água mineral.

Via: Jornal Extra