Jornal Povo

Brasil e outras 13 seleções estão garantidas na Olimpíada de 2020; confira a lista

A Olimpíada de Tóquio 2020 colocará frente a frente 16 equipes em busca do título no futebol masculino. Atual campeão e correndo atrás do bicampeonato, o Brasil se garantiu nos Jogos Olímpicos ao bater a Argentina pelo placar de 3 a 0 no Pré-Olímpico das Américas, em Bucaramanga, na Colômbia, neste domingo. Campeões dessa competição, os argentinos já entraram classificados. Além deles, mais 12 seleções estão garantidas para a disputa em Tóquio 2020.

São elas: Japão (anfitrião), França, Alemanha, Espanha, Romênia (representando a Europa), Nova Zelândia (da Oceania), Egito, Costa do Marim e África do Sul (representando a África), Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália (representando a Ásia). Faltam apenas duas vagas para completar os 16 países participantes, que virão do Pré-Olímpico da Concacaf, no fim de março, podendo ser Estados Unidos, Canadá, México, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Costa Rica e Haiti.

Brasil é o atual campeão da Olimpíada no futebol masculino — Foto: Reuters
Brasil é o atual campeão da Olimpíada no futebol masculino — Foto: Reuters

O torneio masculino em Tóquio 2020 vai de 23 de julho de 2020 até 8 de agosto de 2020. O Japão tem sua vaga assegurada nos dois torneios por ser o país-sede. Os 16 times serão divididos em quatro grupos de quatro. Cada um fará três jogos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. A partir desta fase, os confrontos serão eliminatórios até a decisão da medalha de ouro. Há disputa de medalha de bronze.

O Brasil é o país com o maior número de medalhas. São seis ao todo: um ouro, três pratas e dois bronzes. A Hungria, contudo, está no topo do quadro, pois, apesar de ter cinco medalhas, tem três ouros, que pesam no critério de desempate para classificação, fora uma prata e um bronze.

Fonte: Globoesporte