Jornal Povo

Claudia Leitte estreia no carnaval de rua do Rio e arrasta 120 mil pessoas

A cantora Claudia Leitte fez sua estreia no carnaval de rua do Rio de Janeiro. O bloco Carnaval Square, comandado pela loira, fez bonito e arrastou 120 mil pessoas, segundo a Riotur, pela Avenida Presidente Antnio Carlos, no Centro da cidade, na manhã deste domingo. O forte esquema de segurança montado para o megabloco, com 24 pontos de revista da Policia Militar, também foi aprovado pelos foliões.

Claudia Leitte subiu ao trio elétrico por volta das 10h10. Apesar do atraso, foi ovacionada pelo público. Com figurino que representava a força feminina, ela se mostrava emocionada com a receptividade dos foliões cariocas.

— Vocês me perdoem se eu me empolgar muito, começar a tirar a roupa. Eu estou muito feliz. Eu sou daqui — disse Claudia, que lembrava a todo momento que nasceu no estado do Rio de Janeiro, apesar de ter ido com cinco dias de vida para a Bahia: — A menina nasceu no Rio de Janeiro e foi para a Bahia. Misturou e o sangue ficou bom, bom.

A cantora levou ao Carnaval Square seus maiores sucessos e transformou o Centro do Rio em um pedacinho da Bahia. Mas também teve espaço pra música carioca, com participações especiais de Nova Orquestra e da bateria da Beija-Flor. A funkeira MC Rebecca também se apresentou cantando Combatchy, sucesso gravado com Anitta, Luisa Sonza e Lexa.

— Foi incrível. Nunca pensei que fosse cantar com a Claudia Leitte e poder cantar axé, que eu amo. Já cantei funk em bloco. Axé é a primeira vez.

Valesca também esteve presente no trio da baiana.

— Eu vim curtir. Dei start no meu carnaval hoje, conferindo o start da Claudinha no carnaval de rua do Rio. Fico feliz por ela, pois foi a primeira a abrir as portas pra mim no carnaval de Salvador. Quantas vezes eu cantei com ela e Ivete… — contou. — Cantando ou assistindo, a gente se diverte. Mas quando a gente não está cantando, fica mais solta. Quando vai cantar, tem uma preocupação, tem que ter uma concentração maior.

Segurança reforçada

O Carnaval Square foi o primeiro evento que contou com o reforço no esquema de segurança da Polícia Militar para megablocos. Foram montados 24 pontos de controle, sendo 20 com revista com detectores de metais, nos acessos à Avenida Presidente Antonio Carlos. Nessas barreiras, policiais faziam revista para coibir que os foliões entrassem com armas brancas e garrafas. O público, que ficou abaixo da expectativa de 1 milhão de pessoas, elogiou a medida.

— Tinha que ter isso em todos os blocos. Achei muito legal — opinou a fonoaudióloga Greici Shneider, de 48 anos.

Apesar da medida ter sido aprovada pelo público, teve gente que sentiu a falta de policiais femininas nos pontos de revista do público.

— Foi o único ponto negativo. Eu mostrei minha bolsa porque quis, mas algumas mulheres podem acabar entrando com objetos proibidos e ninguém vai poder revistar — pontuou a dona de casa Adriana Santos, de 44 anos. — Fora isso, tudo perfeito — finalizou a fã de Claudia Leitte, que chegou cedo para aproveitar o bloco com o marido.

Presidente da RioTur, Marcelo Alves avaliou positivamente o trabalho de segurança feito nas primeiras horas do bloco.

— O primeiro bloco é sempre o momento de alinharmos o que funciona e o que não funciona. Por enquanto, está tudo ótimo. Tudo foi muito planejado. Eu estou muito feliz com essa ação de cercamento e de controle. Desde que entramos, conseguimos trazer mais segurança e mais conforto para o Carnaval. Agora virá uma série de megablocos pra cidade — disse ele, que também fez um apelo aos foliões: — A orientação é que aproveitem com muita alegria e muita consciência. Pedimos para não trazer garrafa de vídeo, que não vai entrar. Maneirar, é claro, no consumo alcoólico. Mas festejar, pois é Carnaval.

A organizadora do Carnaval Square também comemorou o saldo do evento, que terminou às 12h, conforme previsto.

— Tem famílias, jovens, todo mundo feliz. Estou muito emocionada, pois esperava que o evento fosse bonito, mas não tanto assim. O Carnaval Square é um projeto e vem muito mais dele por aí, em um trabalho feito em conjunto com os órgãos públicos — pontuou.

Via: Jornal Extra