Jornal Povo

Clínica veterinária para atendimento gratuito de cães e gatos é inaugurada em Bangu

Foi inaugurada, na manhã deste sábado (8), uma clínica veterinária para atendimento gratuito de cães e gatos em Bangu, Zona Oeste. A estrutura foi montada num contêiner, instalado na Rua Sidney, altura do n° 97, na Praça Guilherme da Silveira.

O vereador e presidente da comissão de defesa dos animais da Câmara Municipal, Luiz Carlos Ramos Filho, esteve na inauguração e falou da luta e da importância da unidade para os moradores do bairro.

— A demanda é muito grande. Não é justo que só quem tem dinheiro possa tratar seu animal. Sem recursos para levar ao veterinário ou para castrar, muita gente abandona o animal, principalmente quando dá cria. Defender animal e lutar por castração é também uma questão de saúde pública, porque o animal abandonado acaba passando doenças para as pessoas, as zoonoses — diz.

Estão sendo distribuídas 810 senhas de agendamento para cirurgias em fevereiro e março: 216 para cadelas, 108 para cães, 216 para gatos e 270 para gatas. Para agendar é preciso trazer identidade, CPF e comprovante de residência. O posto tem capacidade para 30 consultas por dia.

Um dos primeiros a chegar foi o aposentado Adilson nascimento Vianna, junto com a mulher, a dona de casa Ivanise da Costa Vianna, para castrar sua cadelinha.

— Peguei a Babi na rua, e não temos condições de tratá-la. Esse serviço vai ajudar muito as pessoas aqui do bairro que não podem levar o bichinho no veterinário — afirma Ivanise.

Segundo informações da assessoria do vereador Luiz Carlos Ramos Filho, em 2019, a prefeitura recebeu 3.599 denúncias de abandono e maus-tratos. A Zona Oeste é a recordista, com 49,5% das chamadas recebidas pelo 1.746. Em segundo luga, a Zona Norte, com 45%, seguida da Zona Sul, com 5,5%.

Via: Jornal Extra