Jornal Povo

Crescimento das vagas informais no RJ foi três vezes maior do que a média nacional, indica Fecomércio

Um levantamento feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec) mostra que o crescimento do trabalho informal no Estado do RJ foi bem maior do que no restante do país.

Enquanto a informalidade avançou 8,33% em todo o Brasil, no RJ a alta foi de 24,13% — três vezes mais que a média nacional.

Os números fazem parte do índice de informalidade criado para monitorar o avanço do emprego sem carteira assinada. Esse indicador varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, pior é o resultado, ou seja, mais informal é a população ocupada.

De 2015 para 2019, o índice de informalidade no Rio de Janeiro passou de 0,29 para 0,36 pontos. Na média brasileira, esse crescimento foi menor, passou de 0,36 para 0,39 pontos. Na prática, o mercado de trabalho ainda é mais informal no resto do país que no estado do Rio.

Os autores do estudo apontam que um problema colateral do aumento da informalidade é o avanço da pirataria. Alguns trabalhadores acabam migrando para o comércio de mercadorias irregulares, o que prejudica o mercado formal.

Via: G1