Jornal Povo

Rio entra em Estágio de Atenção e chove forte em vários bairros

Rio – O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em Estágio de Atenção às 15h20 desta segunda-feira devido à previsão de pancadas de chuva moderada a forte na cidade, com raios e ventos fortes. Neste momento, núcleos de chuva que atuam na Baixada Fluminense avançam em direção à Zona Norte e parte da Zona Oeste. A previsão para as próximas horas é de chuva forte a muito forte, com raios e rajadas de vento.

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população. O Rio estava em Estágio de Mobilização desde as 14h40 de hoje.
Entre 16h e 17h, choveu muito forte na Ilha do Governador (59,0 mm), na Penha (26,2 mm), em Irajá (16,6 mm) e Saúde (15,2 mm). Também foi registrado chuva forte nas estações Anchieta (13,2 mm), Grande Méier (8,0 mm), São Cristóvão (7,8 mm).

Bolsões

Por conta da intensidade da chuva, diversos bolsões d’água foram registrados na cidade. Equipes da prefeitura foram acionadas e atuam nas seguintes ruas:São Conrado: Autoestrada Lagoa-Barra, na altura da passarela da Rocinha, sentido Barra; e Rua General Olímpio Mourão FilhoBarra da Tijuca: Avenida das Américas, na altura da Avenida Afonso Arinos de Mello Franco, sentido São Conrado; Avenida Armando Lombardi, altura do Barra Point, sentido Recreio; Estrada da Barra da Tijuca, nº 793, sentido Alto da Boa Vista; Avenida Armando Lombardi, altura do Mergulhinho; Avenida Ministro Ivan Lins, altura da Ponte da Joatinga, nos dois sentidos
Jacarepaguá: Avenida Ayrton Senna, altura do Uptown, sentido Jacarepaguá; Avenida Ayrton Senna, altura da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, sentido Orla; Avenida Engenheiro Souza Filho, altura da Estrada de JacarepaguáGuaratiba: Estarda da Pedra, altura do BRT Pingo D’águaJardim Maravilha:  Avenida Campo Mourão
Lagoa: Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Vinicius de Morais, sentido Túnel RebouçasTijuca: Rua Haddock Lobo, na altura do Clube MunicipalCentro:  Rua República do Líbano, altura da Rua da Constituição; Rua Regente Feijó, altura da Rua da ConstituiçãoPenha: Avenida Braz de Pina, altura da Rua Jacarau

Transportes

Ainda em função das fortes chuvas, a SuperVia informou que o sistema de energia do Ramal Saracuruna foi afetado e o trecho entre Gramacho – Saracuruna, junto com as extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, estão temporariamente suspensas. No momento os trens operam normalmente no trecho Central – Gramacho.Já o BRT Rio informou que os intervalos estão irregulares nas linhas 10 (Santa Cruz x Alvorada – Expresso) e 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso. Bolsões de água na pista, entre as estações Pingo D’Água e Vendas de Varanda, prejudicam o fluxo dos articulados. O apoio operacional foi movido ao local para o monitoramento das condições de tráfego. O temporal também afeta parte da circulação do VLT. Por conta de alagamentos ao longo da via, a Linha 2 fora está fora de circulação.O Aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos e decolagens. Segundo a Infraero, 7 voos foram cancelados.

Recomendações:

– Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
– Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
– Quem puder, evite o deslocamento entre a tarde de hoje e madrugada de amanhã;
– Em caso de chuva forte, permaneça em local seguro. Não passe por áreas alagadas.
– Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Fonte: O Dia