Jornal Povo

Fotos em festa durante crise hídrica foi a gota d’água para demissão de presidente da Cedae

Depois de mais de um mês de crise hídrica no Rio e na Baixada, o governador Wilson Witzel demitiu o presidente da Cedae, Helio Cabral. Em nota comunicando a troca de comando, o governo do estado informou que o novo presidente será o engenheiro Renato Espírito Santo, e não entrou em detalhes sobre o motivo da substituição. Mas, nos bastidores, o vazamento de fotos de Helio Cabral se divertindo numa festa de luxo no auge da crise hídrica, foi considerado um dos fatores que contribuíram pra demissão. Fontes ligadas ao executivo estadual informaram que as imagens foram registradas no dia 12 de janeiro – cerca de dez dias depois do início das alterações no gosto e cheiro da água, afetada pela substância geosmina.

A CBN também apurou que as fotos em que o agora ex-presidente da Cedae aparece sorrindo na piscina já circulavam entre membros de vários escalões do governo do estado há semanas, mas só foram divulgadas publicamente pela primeira vez nessa segunda-feira.

Uma reunião do Conselho de Administração da Cedae nessa terça-feira vai definir os detalhes da troca de comando. Segundo funcionários, Renato Espírito Santo, o novo presidente, trabalhou mais de 35 anos na estatal, chegou ao cargo de diretor do Norte e Noroeste fluminense, em 2018 aderiu ao Plano de Demissão Voluntária, mas voltou a ser nomeado diretor em 2019.

Fonte: G1