Jornal Povo

Condomínio ilegal em Copacabana é demolido, 2 meses após descoberta da irregularidade

A prefeitura do Rio começou, nesta quarta-feira (12), a demolição de um condomínio irregular que estava sendo construído em uma área de preservação ambiental na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A Prefeitura disse que já sabia da construção há mais de dois meses e o secretário de habitação, Sebastião Bruno, avaliou a ação como rápida. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente diz que só foi notificada pelo município na semana passada.

Uma operação policial no início da manhã cercou os acessos à comunidade. Às 7h30, equipes da Prefeitura chegaram ao local com as máquinas de demolição.

Em estágio avançado, a obra já avançava em parte da Mata Atlântica e destruía uma área de proteção ambiental. A construção não tinha licença da Prefeitura e, segundo a TV Globo, os responsáveis pagaram uma “taxa” ao tráfico de drogas para erguer o prédio.

Não há informação de quantos compradores gastaram os R$ 170 mil cobrados por cada apartamento. Cada unidade teria 67 metros quadrados, com vista para bairros como Copacabana, Urca e Flamengo.

A entrega era prevista para abril de 2020 e prometia um condomínio com:

  • piscina com borda infinita;
  • sauna;
  • área para crianças;
  • academia.

‘Falta de fiscalização’, diz especialista

O arquiteto Pedro da Luz Moreira, especialista da Universidade Federal Fluminense (UFF), viu as imagens do Globocop. Além da falta de autorização, o prédio tem mais uma irregularidade: está acima do gabarito.

“(O condomínio) Vai ter um impacto muito grande na paisagem geral da cidade e, certamente, não é um empreendimento aprovado. Isso denota toda essa falta de fiscalização e falta de acompanhamento e de poder público nessas comunidades”, diz o arquiteto.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.