Jornal Povo

‘Meu sangue é carnaval’ incentiva doação durante os dias a folia no Hemorio

Ritmistas, passistas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro levaram muito samba, alegria e conscientização, nesta quarta-feira, para o Hemorio. A ação faz parte da campanha “Meu Sangue é Carnaval”, que busca incentivar as doações de sangue durante de folia.

A Portela foi a primeira a se apresentar, na última sexta-feira. A Mangueira e a Beija-Flor serão as próximas escolas a visitarem o Hemorio, nesta quinta e sexta-feira, respectivamente. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação durante o Carnaval, período quando há uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante a folia.

Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

O engenheiro Douglas Meireles Souza da Silva, de 43 anos, esteve no Hemorio nesta quarta-feira. Salgueirense, ele doou sangue pela primeira vez e prometeu que fará desse ato uma rotina. “Sempre tive vontade de doar, realizei um sonho. Por coincidência, vim logo no dia da ação envolvendo o Salgueiro. Foi uma experiência bem bacana. Poder ajudar as pessoas é incrível”, destacou.

Quem pode doar sangue

– É preciso ter entre 16 e 69 anos
– O doador deve pesar no mínimo 50 kg
– É necessário estar bem de saúde
– Levar um documento de identidade oficial com foto
– Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação
– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
– Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. E devem portar ainda um documento de identidade do responsável.O Hemorio fica na Rua Frei Caneca 8, Centro (ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar).

Via: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.