Jornal Povo

Toffoli confirma determinação do TST para que 90% dos petroleiros trabalhem durante greve

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, manteve nesta quarta-feira (12) os efeitos de uma decisão cautelar do ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou que 90% dos petroleiros da Petrobras continuem trabalhando durante a greve.

A paralisação começou em 1º de fevereiro. A Petrobras recorreu ao TST pedindo que o tribunal suspendesse a greve. No dia 4 de fevereiro, Ives Gandra deu a cautelar atendendo parcialmente ao pedido da estatal e determinou que 90% dos trabalhadores deveriam manter as atividades.

Posteriormente, entretanto, a decisão de Ives Gandra foi revista pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST e perdeu a validade.

A Petrobras, então, apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal, com pedido para que a decisão de Ives Gandra voltasse a valer, que foi atendido nesta quarta pelo ministro Dias Toffoli.

O ministro do STF justificou que a greve “tem o potencial também de impactar negativamente a economia brasileira, tendo em vista que a Petrobrás é empresa com relevante atuação nas atividades do setor petrolífero no Brasil, de modo que a paralisação ou a redução drástica em suas práticas em razão de movimento paredista podem desestabilizar a posição do país tanto no cenário econômico nacional quanto internacional, circunstância que corrobora o provimento liminar na presente via”.

A categoria cobra a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), previstas para ocorrer no próximo dia 14. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), as demissões devem afetar mais de mil famílias.

Os petroleiros também querem o estabelecimento de negociação com a Petrobras para cumprimento de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que, segundo a FUP, vem sendo descumpridos.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.