Jornal Povo

Xiaomi Mi 10: celular ganha data de lançamento global

Xiaomi irá realizar o lançamento global do celular premium Xiaomi Mi 10 em 23 de fevereiro na cidade de Barcelona. O evento ocorrerá um dia antes do início da feira de telecomunicações MWC e após a primeira apresentação do smartphone em um evento online marcado para a próxima quinta-feira (13). O anúncio do aparelho sofreu alterações por conta do surto de coronavírus na China.

O telefone também teve as primeiras imagens oficiais divulgadas. Elas confirmam boa parte dos últimos vazamentos, incluindo a presença de câmera quádrupla e sensor frontal dentro da tela. Mas, as fotos mostram pelo menos duas novidades de design. O Mi 10, junto com a versão mais potente Mi 10 Pro, deverá ser um dos rivais da família Galaxy S20, da Samsung.

Xiaomi divulga imagem oficial e marca data de lançamento do Mi 10: 23 de fevereiro — Foto: Divulgação/Xiaomi
Xiaomi divulga imagem oficial e marca data de lançamento do Mi 10: 23 de fevereiro — Foto: Divulgação/Xiaomi

Uma das mudanças no visual está relacionada à tela. Nas fotos vazadas nos últimos dias o display parecia plano, mas nas imagens oficiais aparece com laterais curvadas. Ainda não se sabe, entretanto, se o material de divulgação faz referência a apenas uma das versões do aparelho. Outra diferença está na traseira, em que a quarta câmera aparece separada do conjunto principal de três sensores.

Outras informações que circulam na rede social chinesa Weibo mencionam uma variante denominada Mi Pro 5G com câmera poderosa de 108 MP, semelhante àquela esperada para o Galaxy S20 Ultra. Sua capacidade de zoom demonstrada na semana passada seria ainda maior que o esperado: até 150x, contra o especulado de 100x para o modelo da Samsung.

Outro diferencial do modelo estará em um novo sistema de resfriamento feito em três partes. Ele começa em uma estrutura de grafeno que dissipa o calor do chip principal, e passa por um conjunto de seis camadas de grafite para ajudar na distribuição de energia. Enquanto isso, um terceiro conjunto independente de grafite trabalha para evitar o superaquecimento da câmera e do flash.

Xiaomi promete novo sistema de resfriamento para Mi 10 — Foto: Divulgação/Xiaomi
Xiaomi promete novo sistema de resfriamento para Mi 10 — Foto: Divulgação/Xiaomi

A edição Pro traria ainda bateria de 5.250 mAh com carregador de 65W, além de tela de 120 Hz e memória RAM mais eficiente, do tipo LPDDR5, de até 16 GB. O componente também está presente em todas as versões do Galaxy S20.

A versão regular deverá trazer ficha técnica um pouco mais modesta, com tela de 90 Hz, memória RAM de até 12 GB e câmera quádrupla com principal de 64 MP. Os demais sensores seriam os mesmos do Pro: 20 MP (ultrawide), 12 MP (teleobjetiva) e 5 MP (sensor profundidade). Todas as variantes contariam com o mesmo processador: o Snapdragon 865, melhor da Qualcomm na atualidade e que deverá estar presente nos smartphones de ponta em 2020.

Fonte: G1