Jornal Povo

São Clemente terá time de humoristas no desfile do ‘conto do vigário’

Coautor do samba que embalará o enredo “O conto do vigário”, o humorista Marcelo Adnet convidou para o desfile da São Clemente seus colegas de trabalho. Eduardo Sterblitch, Welder Rodrigues, Marcos Veras, Rosane Mulholand, Matheus Solano, Verônica Debom e Paulo Vieira são alguns dos comediantes que marcarão presença na Avenida.

Tanta graça é a marca da São Clemente – em meio a tantos enredos críticos, a agremiação optou por reforçar suas características como uma escola que se diverte com enredos satíricos.

Não faltarão referências à corrupção e a trapaças políticas. A escola vai retratar, de forma leve e com muito humor, todo tipo de golpe e vigarice documentado em jornais e revistas. A começar pela “armação” ocorrida no século 18, em Ouro Preto (MG), que deu origem à expressão.

“Acho que a São Clemente é única que se propõe a fazer em 2020 um carnaval declaradamente divertido, despretensioso. Estamos reestruturando a identidade da escola. O humor, a sátira. E o samba do Marcelo Adnet, que é humorista, confirmou ainda mais esse perfil mais cômico adotado pela escola”, disse o carnavalesco Jorge Silveira.

Para reforçar essa tendência, a São Clemente está produziu um carnaval leve e bem colorido. As fantasias são de fácil identificação, de tecidos mais leves e esplendores não tão grandiosos para que o clementiano possa realmente brincar o carnaval na Sapucaí.

Padre malandro

A escola conta que a expressão nasceu da malandragem de um padre, quando da chegada de uma imagem de Nossa Senhora a Ouro Preto.

Duas paróquias disputavam a imagem, quando espertamente o vigário de uma delas propôs que colocassem a santa no burro que a levaria e deixassem que “Deus guiasse o animal”. E assim foi feito.

Tempos depois se descobriu que o burro era do tal vigário e estava acostumado a fazer o trajeto daquela igreja diariamente.

Santa enlouquecida

Para retratar o início da história, a São Clemente vai contar com um carro povoado com anjinhos nus e fazendo caretas e a imagem estilizada de uma santa, enlouquecida com a situação.

“Tudo muito divertido, mas com todo o respeito. Demos um aspecto infantil às personagens para dar a ideia de que tudo é realmente uma brincadeira. A imagem não é de nenhuma santa em especial. Por isso, no meio de toda essa situação que estamos vivendo, estamos chamando ela de Santa Paciência”, disse o carnavalesco.

Outros golpes que tiveram grande repercussão na imprensa vão desfilar pela São Clemente, como a venda de terrenos na Lua para agricultores do interior do país. As falcatruas religiosas, que prometem milagres, como trazer a pessoa amada em três dias ou retirada de “encostos”, também.

No setor das vigarices políticas, não faltarão menções a políticos presos na Operação Lava Jato, caixa 2 em campanhas, uso de laranjas em negócios escusos e até troca de dentaduras por votos.

‘Evolução dos golpes’

Os golpes aplicados pela internet, como as fake news, a comercialização de produtos paraguaios e os aplicativos de encontros, onde as pessoas se apresentam com dados e imagens que não condizem com a realidade, estão entre as vigarices da era moderna.

“A São Clemente vai mostrar a evolução dos golpes. A humanidade se moderniza, e as vigarices também. O desfile vai ser uma sucessão de piadas. Ser gaiato, brincalhão, mesmo com temas sérios, é parte do traço da personalidade do carioca. Essa é a proposta no nosso desfile: resgatar essa carioquice e fazer rir”, definiu Silveira.

Ficha técnica da São Clemente

  • Desfile: primeira escola de segunda-feira (24 de fevereiro)
  • Alegorias: 5 carros (sendo 1 acoplado)
  • Componentes: 3.200 em 25 alas

Veja a letra do samba da São Clemente

O sino toca na capela e anuncia

Nossa Senhora começou a confusão!

Quem vai ficar com a imagem de Maria?

O burro vai tomar a decisão

Mas o jogo estava armado

Era o conto do vigário

Nessa terra fértil de enredo

Se aprende desde cedo

Todo papo que se planta dá

Dom João deu uma volta em Napoleão,

Fez da colônia dos malandros capital

Trambique, patrimônio nacional

Tem laranja!

“Na minha mão, uma é três e três é dez!”

É o bilhete premiado vendido na rua

Malandro passando terreno na lua!

Hoje, o vigário de gravata

Abençoa a mamata,

Lobo em pele de cordeiro

“Trago em três dias seu amor”

“La garantia soy yo!”

“Só trabalho com dinheiro”

Chamou o VAR, tá grampeado,

Vazou, deu sururu,

Tem marajá puxando férias em Bangu!

Balança na rede

Abre a janela, aperta o coração

O filtro é fantasia da beleza

Na virtual roleta da desilusão

Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu!

E o país inteiro assim sambou

“Caiu na fake news!”

Meu povo chegou ôô!

A maré vai virar, laiá!

Na ginga, pra frente, lá vem São Clemente

Sem medo de acreditar!

Via: G1