No dia 2 de fevereiro de 2020, um portal se abriu na maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, e o público foi transportado para um passado muito distante, habitado por dinossauros. A data “cabalística”, uma coincidência numérica, foi a escolhida para o lançamento do parque temático DinoMundi, baseado na franquia da Immplay, em uma parceria com o Grupo Cataratas. Nele, o visitante terá a mais completa experiência imersiva pelo período Jurássico, utilizando as mais modernas tecnologias em VR, como o Oculus Quest. Ambientada no último andar do Centro de Visitantes Paineiras, aos pés do Cristo Redentor, a atração, uma produção da agência Vibes e Talz, conta com cheiros, texturas, imagens e sons que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. A atração promete levar para o Rio de Janeiro – ao lado de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno – toda a tecnologia que a cidade merece. O público poderá visitar a nova atração todos os dias, das 9h às 17h.
Nesta primeira fase, a atração começa já no acesso ao Centro de Visitantes, com artistas vestidos de dinossauros para receber os viajantes interdimensionais. Em seguida, cartas interativas gigantes permitem, com a ajuda do app DinoMundi, aparelhos celulares e tecnologia de realidade aumentada, descobrir mais informações sobre os animais, assim como alimentá-los e tirar fotos. Afinal, quem não gostaria de interagir com um pterossauro ou com braquiossauro?
Uma vez devidamente alimentados, o visitante viaja no tempo e encontrar cara a cara estes dinossauros usando o Oculus Quest VR (headset integrado de realidade virtual) – e o cenário adaptado com piso sensorial, cheiros e efeitos especiais ganha vida. No espaço, totalmente acessível para pessoas com necessidades especiais, os cinco sentidos são estimulados simultaneamente em um convite para uma jornada realista na terra dos dinossauros. Para participar dessa atividade, os visitantes devem medir, no mínimo, um metro de altura.
“No DinoMundi, todos os seus sentidos são transportados para cada um dos cenários: deserto, pântano e vulcão, viajando sempre através de portais interdimensionais”, diz Marco Carvalho, inventor e cofundador da Immplay. “Tudo o que a gente faz é muito diferente, desafiamos o impossível em novas tecnologias e formas de storytelling, sempre com o espírito pioneiro. Dessa vez, queremos, com o tema da extinção dos dinossauros, alertar sobre as mudanças climáticas, enaltecendo o belo trabalho de recuperação da Floresta da Tijuca e convidar o público a se engajar”, explica Marco.
Para oferecer ao visitante as informações necessárias e motivar a preservação ambiental, os funcionários do DinoMundi se transformam nos GPUs, membros do Global Protection Unit (Unidade de Proteção Global) e são responsáveis pelas viagens interdimensionais, que acompanham a visita e repassam o compromisso de preservação para crianças e adultos. A partir dos dados sobre a nacionalidade dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca, toda a atração foi desenvolvida em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e chinês. A estrutura tem capacidade inicial de mil visitantes por dia, atendendo grupos de quatro pessoas a cada três minutos. O espaço, que ocupa aproximadamente mil metros quadrados do Centro de Visitantes, contará ainda com uma loja exclusiva de produtos licenciados da marca. Para datas comemorativas, a organização promete eventos especiais e aulas com biólogos, enriquecendo ainda mais a imersão.
Ao final do percurso temático, os visitantes podem conhecer o ursinho inteligente Snow Shine e a Immplay Academy, um novo conceito de ensino de inglês para crianças de 2 a 8 anos. Em versão beta, a Immplay Academy reúne brinquedos, aulas, livros, músicas, aplicativos, atividades manuais e adesivos entregues mensalmente aos alunos e acompanhamento de educadores.
Sobre o DinoMundi
Lançado em 2008 no Brasil como uma pista de corrida interativa, em 2010 o DinoMundi incorporou recursos de realidade aumentada a seus produtos. O brinquedo se destacou como o primeiro no mundo a mesclar dinossauros e esse tipo de tecnologia, o que rendeu ao DinoMundi o sucesso de vendas nas principais lojas infantis em mais de 30 países e prêmios de brinquedo do ano na Rússia e Polônia.
O DinoMundi evoluiu recentemente para uma franquia focada em dinossauros e viagens interdimensionais, através de computação espacial e efeitos especiais criados pela Immplay em Hollywood, alguns deles exclusivos para a experiência no Rio de Janeiro. Este ano, o DinoMundi foi selecionado para participar do Cinequest, festival de cinema e tecnologia do Vale do Silício, além de ser apoiada pelo Facebook Oculus Launchpad.
Sobre a Immplay
Sediada em Los Angeles e dedicada a unir entretenimento e personagens ao mundo físico e digital através da criação de experiências imersivas com produtos inteligentes, marcas e parques de diversões, a Immplay foi fundada em 2018 pelo inventor brasileiro Marco Carvalho, apaixonado por criar personagens, histórias, tecnologia e efeitos especiais. Tudo começou na China, sua sede por 10 anos, onde aperfeiçoou a parte física de seus produtos, como bonecos interativos. Nos Estados Unidos, atuou em parceria com a Universal Studios no desenvolvimento de ecossistemas de marca e produtos para suas franquias e parques, além de parcerias com estúdios como Disney, Warner, CN e Netflix no desenvolvimento de produtos para diferentes marcas. Marco Carvalho é um empreendedor Endeavor.
SERVIÇO DinoMundi
Horário: De 9h às 17h
Local: Paineiras Corcovado
Endereço: Estr. das Paineiras, S/N – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Classificação etária: Menores de 13 anos devem ser acompanhados por um responsável
Ingressos:
- R$ 80 inteira, (R$40 meia entrada) sem transporte
- Valor Promocional no “Combo – Cristo Redentor (vans oficiais) + DinoMundi” – A partir de R$ 66 por pessoa
Para mais informações e compra de ingressos www.dinomundi.com/
Como chegar:
Vans partem de três pontos da cidade até o Centro de Visitantes Paineiras: Copacabana (Praça do Lido), Largo do Machado e Barra da Tijuca (Città América). Também é possível chegar ao Centro de Visitantes Paineiras de táxi ou Uber. No local, não há estacionamento disponível.