Jornal Povo

MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE GOVERNO DO RIO ‘RELAXOU’ NO COMBATE AO SARAMPO

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que as autoridades fluminenses “relaxaram” no combate ao sarampo no Estado do Rio – que confirmou nesta quinta (13) a primeira morte decorrente da doença em Nova Iguaçu: um bebê de oito meses.

“Diziam que seria impossível controlar São Paulo. Eu alertei: ‘Rio de Janeiro, olhe seus números de vacinação, vacine’. Relaxaram. O que aconteceu? Casos de sarampo (em 2020) em São Paulo: 73. Casos no Rio: 72. Mas em São Paulo está diminuindo, e no Rio crescendo. Levou um ano para controlar São Paulo, que é mais organizada do ponto de vista de saúde pública do que o Rio”, afirmou Mandetta em entrevista a ÉPOCA.

O sarampo já havia sido erradicado no Brasil e por mais de uma década não houve registro da doença no Rio de Janeiro.

O ministro da Saúde disse que o governo federal fez a sua parte, mas ponderou que o trabalho não é suficiente sem empenho na esfera estadual: “Posso disponibilizar todas as vacinas, fazer a campanha como estamos fazendo, colocar na televisão, mandar o dinheiro, pedir para os secretários de Saúde, posso dialogar com toda a sociedade, mas não posso fazer, senão é intervenção da União.”

Mandetta também mencionou as ações concretas tomadas por sua gestão: “No ano passado, vi que o número de vacinações no Brasil estava caindo. Se você não está vacinando, significa que a atenção primária está abandonada. Falei: ‘Vamos medir, vamos pagar por indicadores’. O município que atingir acima de 95% (de vacinação) ganha R$ 1 por habitante, o que atingir de 90% a 95%, ganha 50 centavos. E o que atingir abaixo de 90% vai receber assistência para ver se consegue corrigir.”

Na conversa com a ÉPOCA, o ministro falou também sobre a ameaça do coronavírus no Brasil e a campanha de prevenção da dengue.

Fonte: Revista Época

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.