Jornal Povo

Grêmio executa bem estratégia, repete êxito no Gre-Nal e pega atalho para título

Um detalhe, segundos de desatenção da defesa, e Diego Souza voa com o jogo por acabar para dar a vitória ao Grêmio no Gre-Nal 423, no Beira-Rio. A classificação para a final do primeiro turno do Gauchão veio nos instantes finais do clássico, mas poderia ter sido construída com bem mais facilidade, logo nos primeiros minutos do duelo.

Quando o Inter ficou sem Musto, expulso no final do primeiro tempo, e parecia facilitar ainda mais as coisas, o Grêmio não conseguiu repetir o mesmo rendimento. O gol aos 46 minutos do segundo tempo coroou uma estratégia bem pensada e preparada, mas com percalços. E colocou o Tricolor no atalho para o título gaúcho, já que pode se garantir na decisão se vencer a final contra Ypiranga ou Caxias.

Trio inédito e chances perdidas

Renato travou o Inter a partir do trio Lucas SilvaMaicon e Matheus Henrique no meio-campo. Os três deram sustentação para o Tricolor reagir e procurar os ataques em velocidade. Foi assim, em lançamento de Everton, que Alisson se viu na frente de Marcelo Lomba logo aos três minutos. A tentativa de passe para o lado gerou corte de Moisés e reprimenda de Renato, que queria o chute.

– Não podíamos perder o meio, é o motor do time. Tínhamos a vantagem da velocidade pelo lado. Inclusive deixamos de fazer o gol pelo Alisson procurar o Diego. Treinamos isso. Atrair o Inter para o nosso campo para criar o espaço. A estratégia deu certo. O mais importante de tudo foi a classificação e o direito de disputar a final do turno – destacou Renato.

O sucesso na estratégia apareceu em um primeiro tempo com duas chances claras e outros dois gols anulados por impedimento, ambos de Everton. Musto foi expulso aos 46 minutos do primeiro tempo ao puxar Diego Souza e aparentava abrir ainda mais o caminho para o Grêmio na segunda etapa.

Um a mais, mas correndo “errado”

“O Inter voltou melhor. O professor alertou na parada técnica que era para acordar, com um a mais não poderíamos dar bobeira, mas relaxamos no jogo” (Everton)

A volta do intervalo, no entanto, teve um Inter muito melhor. Passou a aparecer na área do Grêmio, finalizar e criar oportunidades claras de abrir o placar. Renato optou por tirar Maicon do tripé de volantes para dar lugar a Thiago Neves. O camisa 10 se juntou a Diego Souza e Everton como jogadores sem dedicação na marcação. E deixou o Tricolor exposto, especialmente depois da outra troca, com a entrada de Pepê no lugar de Lucas Silva.


– Corríamos errado. Tínhamos um a mais e não soubemos aproveitar. Tivemos cinco, seis jogadores atrás, com um a mais. Com a bola temos que ir para dentro. Tínhamos que jogar pelos lados. Eles sempre tinham um sobrando no campo defensivo – analisou Renato.

Confira a entrevista coletiva de Renato Portaluppi após vitória no Gre-Nal 423

Confira a entrevista coletiva de Renato Portaluppi após vitória no Gre-Nal 423

Ao mesmo tempo, ficaram no campo Alisson, Thiago Neves, Everton, Pepê e Diego Souza. Matheus Henrique era o único volante posicionado, com a linha de quatro defensiva mantida. Em determinado momento, o Grêmio, mesmo com um a mais, deu um contra-ataque ao Inter com três atacantes contra só David Braz e Paulo Miranda na defesa. Questionado se a troca não havia deixado o time exposto, Renato respondeu.

– Sou um treinador corajoso. Não vou esperar as coisas acontecerem, quando posso fazer acontecer. Falaram que baguncei o time. Vou continuar bagunçando então. Para quem entende de futebol, não é bagunça – rebateu.

Ao final das contas, o bom primeiro tempo foi premiado com o gol de Diego Souza nos minutos finais. O Grêmio, assim, pegou o atalho para o título gaúcho. Está na final do primeiro turno e espera o adversário entre Ypiranga e Caxias, que se enfrentam neste domingo. Se ganhar a final desta etapa, já está garantido na grande decisão e pode apenas administrar o segundo turno, como planejado.

Fonte: Globoesporte