Jornal Povo

Rainha da Mangueira, Evelyn Bastos homenageia crianças mortas por bala perdida no Rio durante ensaio técnico

A noite do domingo (16) não foi só para ensaiar o desfile que a Mangueira quer fazer no carnaval 2020. Ela serviu também para fazer algumas críticas e homenagens que agremiação vai levantar no enredo “A verdade vos fará livre”, do carnavalesco Leandro Vieira, e que pretende fazer uma biografia de Jesus Cristo na Avenida.

Uma delas veio na fantasia da rainha de bateria, Evelyn Bastos, que usava um maiô acompanhado de um véu, onde se lia a frase “O morro não tem vez” — aludindo à música de Tom Jobim — e trazia a reprodução das assinaturas das 16 crianças e jovens mortos por bala perdida no Rio recentemente.

“Algumas letras acabaram caindo na chuva, durante o ensaio”, contou a rainha ao G1.

“Mas, além da frase ‘O morro não tem vez’, dentro do véu tinha a assinatura de 16 meninos que morreram nas favelas do Rio de Janeiro, que foram assassinados pelo Estado e eram inocentes estudantes e trabalhadores”, destacou.

“Eu peguei a autorização dessas mães, que hoje têm um movimento, e reproduzi a assinatura desses meninos que tiveram a morte por erro do estado em confronto dentro das favelas”, explicou.

Fantasia do desfile também terá homenagem

Evelyn Bastos também trazia a frase “Maria das Dores”, que é dita em um trecho do samba da Mangueira, e servia para homenagear as mães dessas crianças, juntamente com uma fita preta, em sinal de luto.

Perguntada se a fantasia do carnaval também terá algum tipo de homenagem, a rainha fez mistério, mas confirmou: “Terá homenagem também”.

A Estação Primeira de Mangueira será a terceira escola de samba a desfilar no domingo de carnaval. A escola tenta o bicampeonato com o enredo “A verdade vos fará livre”, no qual o carnavalesco Leandro Vieira fará a sua interpretação da vida de Cristo.

Via: G1