Jornal Povo

Ministério Público e Defensoria buscam substituto ao Riocard para sistema de bilhetagem eletrônica

Um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado pela Defensoria Pública, pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pelo governo do estado para mudanças no sistema de bilhetagem eletrônica usado no transporte público. Nele, o sistema passa a ser administrado pelo Estado do Rio ou pela empresa vencedora da licitação, com contrato assinado até 31 de dezembro deste ano.

Entre as novas regras, está a proibição da candidatura de empresas de concessionárias de transporte público ou de pessoas a elas ligadas para o novo contrato. Hoje, a Riocard, de propriedade da Federação de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), é a única administradora do sistema eletrônico de passagens.

O novo TAC também busca por mais transparência no acesso às informações do sistema, que teriam que ficar disponíveis ao acompanhamento dos órgãos e da população, que poderá acessá-los via internet. Segundo o TAC, será permitindo o “acesso remoto irrestrito a todos os dados que integram o sistema, como, por exemplo, o valor do subsídio a ser repassado às permissionárias e concessionárias, o número de passageiros e de viagens e o valor total auferido por cada modal”.

O termo prevê a transição de até 180 dias para a vigência simultânea do sistema, para que a transição do serviço entre as empresas não prejudique os passageiros que utilizam Bilhete Único Integrado, Vale Social e Vale Educação. Neste período, devem ser realizadas a troca dos cartões e a adequação do serviço.

O Riocard Mais não retornou até a publicação da matéria.

Via: Jornal Extra