Jornal Povo

Vídeo de turista na Pedra da Gávea tem mais de 10 milhões de visualizações e repercute na imprensa internacional

O vídeo de uma turista no alto da Pedra da Gávea,no Rio de Janeiro, está fazendo sucesso nas redes sociais nos últimos dias e ganhou repercussão no Brasil e no mundo. Nas imagens, a mulher, que não foi identificada, está sentada na beira do precipício, a quase 900 metros de altura. Ela se arrasta até o fim da pedra e depois coloca os braços para o alto para comemorar o feito. Uma das publicações com o registro compartilhada no Twitter já tem mais de 10 milhões de visualizações.

Portais de notícias internacionais publicaram o vídeo. Entre eles, “Daily Mail” e “The Sun”, da Inglaterra, “News.com.au”, da Austrália e “La100”, rede de rádios da Argentina. Em uma reportagem, a mulher é descrita como “possivelmente a turista mais imprudente do mundo”, em outra o destaque é para o fato de que ela poderia “colocar a vida em risco”.

Apesar do vídeo ter viralizado, o registro no topo é comum entre as pessoas que fazem a trilha. Uma rápida busca no Instagram, por exemplo, mostra que muitos visitantes também se arriscam para fazer a foto de tirar o fôlego. Um dos corajosos foi o americano Nathaniel O’Brien, que esteve no Rio em abril do ano passado.

Após a repercussão do vídeo na Pedra da Gávea nesta semana, O’Brien republicou a foto que fez no local e descreveu a experiência como “uma das coisas mais legais que já fez”. “Eu não tinha ideia do quão perto eu estava da ‘borda’ até ver a foto. Meu queixo caiu”, escreveu no Twitter.

A Pedra da Gávea fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e a trilha está aberta para visitação das 8h às 17h. A caminhada, considerada difícil, dura em média cinco horas (ida e volta) e tem mais de 800 metros de desnível e trechos verticais.

A direção do Parque recomenda que a trilha não seja realizada em grupos com mais de dez pessoas e ressalta a importância de ir para o local com alguém que tenha experiência em escalada. Recomenda-se ainda o uso de equipamentos de segurança como cadeirinha, corda e mosquetões, além do uso de roupas, tênis e mochilas adequadas para a atividade. Não é permitida a entrada de animais domésticos no local, bem como o pernoite. Todos os visitantes devem terminar a trilha até às 17 horas, quando o Parque é fechado.

Via: Jornal Extra