Jornal Povo

Governo do Rio anuncia abertura de sete unidades da Faetec

Única rede profissionalizante pública do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) será expandida nos próximos meses. Sete novas unidades serão inauguradas na capital e no interior, até junho deste ano. Entre elas está uma em Campo Grande, bairro mais populoso da cidade do Rio; Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde; Maricá, na Região Metropolitana; Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (será a terceira unidade da cidade); além de Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

Cada unidade contará com cerca de 200 vagas, com oferta de cursos de acordo com a vocação de cada região. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, todas as novas unidades contarão, também, com os cursos tradicionalmente oferecidos pela rede – entre eles o de idiomas (inglês e espanhol), informática e auxiliar administrativo.

“No último ano, reabrimos 20 unidades e inauguramos outras seis. Mas ainda há muito para ser feito. Este ano, vamos começar com novas sete escolas. Para a maior parte delas, estamos comprando os prédios”, explicou. “Já conseguimos autorização para contratar mais professores”.

Moradora de Campo Grande, a funcionária pública Carla Regina, 54, cobra a unidade da região. “A Faetec é uma das raras oportunidades de jovens pobres se profissionalizarem. Todos precisam ter esse direito. É preciso ter vaga para todos”, reclama ela, que é mãe de três filhos. “Profissionalizar jovens na Zona Oeste, sendo pobre, é uma verdadeira luta”.

Apesar do anúncio de novas vagas, a profissionalização de jovens pobres parece um problema distante de ser resolvido. Isso porque algumas regiões pobres e populosas não contam com nenhuma unidade da Faetec em funcionamento.É o caso da Vila Kennedy,uma das maiores favelas da Zona Oeste da cidade, que fica às margens da Avenida Brasil. Ali, um grande Centro de Vocação Tecnológica chama a atenção de quem passa. Erguido e equipado em 2014, nunca abriu as portas à população. O que gera revolta.

“Eu tenho uma filha,de 17 anos, que não conseguiu se profissionalizar. Ela sai da escola e passa o restante do dia todo livre.Eu não tenho como pagar um curso para ela. A abertura dessa Faetec nos ajudaria muito. Aqui na Vila Kennedy tem muita gente que gostaria de se profissionalizar,mas não teve a oportunidade. Enquanto temos uma Faetec aqui largada, jogada às traças”, desabafa a vendedora de quentinhas Grasiele Cesar, de 42 anos.

A unidade ficou pronta em 2014. No ano passado,o secretário de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, passou a gestão do espaço ao Secretário de Educação, Pedro Fernandes, atendendo um pedido de Fernandes. A promessa era, após obras,disponibilizar ensino regular e técnico. O que não aconteceu até agora.

Procurado, o secretário Pedro Fernandes informou, através de sua assessoria, que existe uma pendência com relação à liberação do terreno onde está localizado o CVT Vila Kennedy, que “não foi cedido para instalação de um colégio estadual”.

Inscrições serão pela internet

Entre as sete novas unidades, a de Angra dos Reis será a primeira a ser inaugurada, o que está previsto para acontecer na segunda semana de março. Na mesma ocasião o governo estadual vai inaugurar, também, uma Unidade de Polícia Pacificadora na cidade.

As outras seis unidades, segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, serão inauguradas nos meses  seguintes. As inscrições serão abertas pelo site da própria Faetec (www.faetec.com.br). 

Com as novas instalações, a rede chegará a 147 unidades. Nenhuma delas terá ensino em tempo integral.
Oferecerão os cursos técnicos com duração média de seis meses nos turnos da manhã, tarde e noite. Os cursos estão sendo definidos de acordo com a demanda de cada região.

“A gente sempre faz uma pesquisa de mercado e consulta o empresariado da região. A profissionalização é
importante, mas ocupar a mão de obra depois da qualificação também é”, justifica o secretário de Ciência e Tecnologia Leonardo Rodrigues.

VALE1 – ARTE

Fonte: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.