Jornal Povo

Inepac cria ‘Brigada do Patrimônio’, com recrutamento de voluntários, para tentar evitar furtos e vandalismo

Historiadores, arqueólogos e apreciadores da História e da Cultura do Rio de Janeiro, uni-vos! O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepc) criou o movimento de “Brigadistas do Patrimônio” para tentar deter a onda de furtos de estátuas e outras peças em exposição em praças e ruas da cidade. As adesões poderão ser feitas pelo número (21) 98913-1561. A convocação é direta: “Seja você também um agente voluntário do patrimônio histórico e ajude a zelar pela conservação e segurança do Patrimônio histórico do Rio de Janeiro. Junte-se a nós nessa batalha.”

O serviço, que aceita denúncias e adesões, começou a funcionar nesta quarta-feira (19) e começa a dar resultado: na manhã desta quarta-feira, um telefonema alertou sobre a montagem de um circo encostado à ponte dos Jesuítas — tombado de 1752 —, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

— Queremos um pronto atendimento a uma questão que progressivamente está se tornando mais grave e que, nós do poder público, não temos conseguido lidar com isso de uma forma efetiva. Temos uma equipe pequena que não dá conta de fiscalizar a conservação desses monumentos — conta Claudio Prado de Mello, diretor-geral do Inepc, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

Via: Jornal Extra