Pacientes que procuram a Clínica da Família Dante Romanó Júnior, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, reclamam que não estão conseguindo atendimento. Há relatos até de pessoas que não estão conseguindo receita para trocar a medicação.
A paciente Marcilene Alves, que é cardíaca, tem voltado para casa sem medicação, pois está com a receita vencida desde 2018.
“Diz que não tem médico, que não vai atender, que não tem obrigação de trocar receita nenhuma. Estou há um ano pedindo para trocar a receita porque sou cardíaca. Tenho de tomar remédio três vezes ao dia e não estou podendo porque gasto R$ 25 por mês de remédio. A atendente não atende, os médicos não atendem, ninguém te atende e a gente fica nesse impasse, vai para lá, vem para cá todo dia, há um ano”, disse a paciente acrescentando que só distribuem remédios às quintas-feiras e só até às 16h.
José Luiz da Rocha está com consulta marcada há um ano para levar os resultados de uns exames para o médico analisar, mas não encontrou médico. A mulher dele, que precisava trocar uma receita, ficou na unidade das 9h às 16h.
O paciente César Fernandes contou que levou três meses para marcar o exame e cinco para agendar a consulta, que ficou para o final de março. Ele lamentou a falta de continuidade do tratamento.
“A farmácia só está abrindo uma vez por semana, e o remédio só até às 16h. A fila, quando chega à última pessoa já fechou a farmácia. É uma agonia. Estou há mais de um ano para me consultar. Venho, o sistema está fora do ar, está em greve, não tem médico, o médico pediu demissão”, disse Fernandes.
A Clínica da Família Dante Romanó Júnior é administrada pela OS Viva Rio. No início do ano, a Prefeitura do Rio rompeu, de maneira unilateral o contrato com a organização social, por questões estratégicas e de gestão. A partir deste sexta-feira (21), a empresa municipal Rio Saúde vai assumir a unidade. A OS tinha se comprometido a manter os serviços até a mudança de administração.
Via: G1