Jornal Povo

Ativista é detido em abordagem policial na Maré, no Rio, e diz que ação foi abusiva

O ativista Raul Santiago e outras três pessoas foram detidas durante uma abordagem policial. O caso aconteceu na Avenida Brasil, na altura do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Raul Santiago faz parte de um coletivo que atua no local.

Ele disse que estava a caminho da comemoração do aniversário dele com os amigos em três mototáxis, quando foram abordados por policiais do Batalhão de Choque. O ativista disse que a postura dos PMs foi abusiva. Ao questionar a abordagem, Raul disse que foi empurrado e detido por desobediência e resistência.

“Horrível porque não acredito que esse tipo de abordagem aconteceria em outra realidade, em outro endereço do Rio de Janeiro. Não é uma abordagem que a gente vai ver no Leblon, em Copacabana, em Ipanema. Mas você vai ver todos os dias no Complexo da Maré. Ele falou isso para nós: pô, vocês estavam saindo da Maré, três motos. Ou seja, para a sociedade jovem negro e favelado saindo de uma favela de moto, já é suspeito, já é criminoso. Mais uma vez é a criminalização da nossa juventude, da nossa vida, das nossas pessoas. A gente sofreu uma abordagem extremamente violenta, abusiva, pelo simples fato de sermos jovens negros e favelados saindo de uma favela na Zona Norte do Rio de Janeiro”, disse o ativista.

O Bom Dia Rio entrou em contato, mas ainda não obteve uma resposta da Polícia Militar.

Via: G1