Jornal Povo

Fluminense tenta juntar os cacos após eliminações, e Odair encara dilemas antes da Copa do Brasil

Duas eliminação doídas. Primeiro, para o Flamengo, por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara. Depois, para o modesto Unión La Calera, do Chile, após dois empates na primeira fase da Copa Sul-Americana. A temporada do Fluminensecomeçou com clima leve e descontraído, mas vive agora um período de instabilidade. O que resta é juntar os cacos, virar a chave e tentar mudar o roteiro na Copa do Brasil.

A estreia será na próxima quarta-feira contra o Moto Club, às 21h30 (de Brasília), no estádio Castelão de São Luís, no Maranhão. Jogo único, fora de casa, com vantagem tricolor do empate, em partida que passou a ser a mais importante do primeiro semestre. Só a classificação interessa. Apesar dos tropeços, o técnico Odair Hellmann não balança no cargo, mas uma nova eliminação pode mudar o cenário.

– Temos de tirar lições agora. Temos decisão na próxima semana. Então, temos de estar fortes para crescer e buscar a classificação – disse Muriel, ainda no Estádio Nicolás Chahuán Nazar.

Após retornarem do Chile na noite da última quarta-feira, os jogadores se reapresentam na tarde desta quinta no CT Carlos Castilho. Serão seis dias de preparação até a viagem para o Maranhão. Odair terá os retornos de Wellington Silva e Fernando Pacheco para preparar a equipe enquanto absorve as críticas. Suas convicções sobre o time já estão sendo contestadas por torcedores e imprensa.

Nos três jogos decisivos que teve até aqui (contra o Botafogo valendo a liderança do grupo na Taça Guanabara; Flamengo na semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca; e Unión La Calera pela Sul-Americana), Odair deixou claro as suas ideias de time titular. Mas a queda de rendimento pode fazer o técnico rever seus conceitos e testar mudanças na equipe.

Melhores momentos de Unión La Calera 0 x 0 Fluminense pela Copa Sul-Americana

Defesa

Difícil imaginar que Muriel seja barrado. Por mais que tenha começado mal o último Fla-Flu e recebido vaias no Maracanã, ele se redimiu ao longo do clássico e tem mostrado confiança à torcida desde que chegou ao clube no ano passado. Contra o Unión La Calera, o goleiro pouco foi acionado, mas quando precisou cumpriu seu papel.

Nas laterais, Gilberto e Egídio, apesar de não terem ido bem na eliminação na Sul-Americana, são os titulares do time. Quando os pontas conseguem ajudá-los na marcação alta, costumam se destacar mais, chegando com facilidade ao ataque.

Recuperado de grave lesão, Matheus Ferraz fez só três jogos em 2020 — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Recuperado de grave lesão, Matheus Ferraz fez só três jogos em 2020 — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Já a dupla de zaga titular, formada por Luccas Claro e Digão, tem a sombra de Nino, que voltou do Pré-Olímpico e ainda não jogou pelo Fluminense este ano, e Matheus Ferraz, que foi muito bem em 2019 até sofrer grave lesão no joelho direito. Atualmente na reserva, os dois carregam a preferência da maior parte da torcida e eram considerados favoritos para o setor no início do ano.

Embora a equipe não tenha sofrido gols contra o La Calera, nas poucas vezes que os chilenos chegaram com perigo, Luccas Claro não mostrou a mesma firmeza de antes – no entanto, o zagueiro começou bem a temporada não só atrás, mas também marcou três gols no ataque. Digão foi mais seguro no Chile, mas não iniciou tão bem o ano e vira e mexe é alvo de críticas de torcedores.

Meio de campo

Talvez seja o setor que dê mais dor de cabeça para Odair. Nos últimos três jogos, o técnico optou por Henrique, Yuri e Nenê. Mas o setor também vem sendo alvo de críticas.

Com exceção da partida contra o Botafogo, a dupla de volantes não foi bem. Lenta e burocrática, chegou atrasada em alguns lances na marcação – o que fez, por exemplo, Henrique ficar amarelado com 20 minutos de partida contra o La Calera. E também foi pouco eficaz na construção de jogadas, o que de fato não é característica deles.

Hudson começou bem o ano, mas perdeu espaço após suspensão — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Hudson começou bem o ano, mas perdeu espaço após suspensão — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Hudson, que começou o ano como titular, aparece como opção: sabe marcar e tem qualidade no passe, ajudando na transição da defesa para o ataque. Nas primeiras partidas, foi peça-chave do time com assistências e roubadas de bola.

Outro que não tem sido mais tão aproveitado é Dodi. Também fez bons jogos, mas por conta de dores no calcanhar, perdeu espaço. Já recuperado, seria opção para dar velocidade ao meio de campo da equipe, que muitas vezes se mostra lento, dificultando a troca de passes e forçando o “chuveirinho” na área.

Nenê segue como um dos principais nomes do time. Não tem sido mais tão brilhante como no início, mas é quem mais leva perigo ao gol adversário, seja com as finalizações (de bola parada ou não), seja com cruzamentos e passes verticais. Yago é outra opção e chegou a ser titular, mas perdeu espaço.

Destaque no início do Carioca, Miguel não atuou mais após o jogo de ida contra o La Calera — Foto: André Durão
Destaque no início do Carioca, Miguel não atuou mais após o jogo de ida contra o La Calera — Foto: André Durão

Ganso, que na teoria é o titular da posição, ainda não teve muitos minutos em campo. E nos 36 que teve contra o La Calera, quase não criou. Faltou ritmo de jogo e poder de fogo. O uruguaio Michel Araújo é outra opção para o setor, mas ainda não conseguiu se destacar nas poucas chances.

Quem não foi aproveitado nos últimos três confrontos foi Miguel. O jovem de 16 anos já mostrou qualidade e personalidade. Se tiver com quem dividir a responsabilidade no meio de campo, como Nenê ou Ganso, tem tudo para ajudar a equipe. Ele tem boa visão de jogo, dando opção aos atacantes.

Ataque

É bem verdade que Pacheco e Wellington Silva não foram inscritos a tempo da primeira fase da Sul-Americana e fizeram falta. Contra o Botafogo, Wellington foi o melhor em campo, enquanto Pacheco mudou o Fla-Flu após entrar no segundo tempo. O peruano ainda não teve chance de começar jogando uma partida, mas vem pedindo passagem.

Titular ao lado de Wellington Silva, Marcos Paulo não vive seu melhor momento. Após se destacar contra o Botafogo, foi discreto diante do Flamengo e do La Calera. Opção de Odair, Caio Paulista teve sua primeira chance como titular no Chile após entrar bem nos últimos dois jogos. Só que o gramado sintético e a retranca adversária o prejudicou, e ele não aproveitou a oportunidade.

Pacheco mudou o Fla-Flu e vem pedindo passagem no Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Pacheco mudou o Fla-Flu e vem pedindo passagem no Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Na posição de centroavante, Evanilson tem a titularidade garantida, pelo menos até a confirmação do retorno de Fred. O garoto já havia terminado o ano passado em alta e começou bem a temporada, com dois gols em quatro jogos, sendo três como titular. Contratado para ser opção no setor, Felippe Cardoso até marcou uma vez, mas não convenceu.

Matheus Alessandro, Lucas Barcelos e Pablo Dyego também já foram testados, mas só o primeiro continua a ser utilizado por Odair saindo do banco. Mesmo enfrentando resistência da torcida.

Se antes da viagem para o Chile Odair tirava o peso da partida contra o La Calera, dizendo que independentemente do resultado não seria o “jogo do ano”, o técnico não poderá fazer o mesmo contra o Moto Club. A estreia na Copa do Brasil pode salvar pelo menos o primeiro semestre.

Fonte: Globoesporte