Jornal Povo

Justiça manda Estado do Rio pagar juros e correção a policiais por atraso de 13º salário

A Justiça fluminense determinou que o Estado do Rio pague aos policiais civis juros e correção monetária referentes aos valores do 13º salário depositados com atraso nos anos de 2016 e 2017. A decisão, publicada no último dia 7, é da 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça (TJRJ) e atende ao pedido feito pela Colpol e Sindpol (coligação e sindicato dos policiais civis, respectivamente) em ação civil pública.

A gratificação natalina de 2016 foi quitada no dia 20 de dezembro de 2017 (um ano depois). Já o valor referente ao 13º de 2017 foi pago por partes, de acordo com a faixa salarial: em 19 de janeiro, o grupo que ganhava até R$ 3.458. Depois, em 24 de abril, o restante recebeu o pagamento. 

A decisão da Justiça alcançará cerca de 9 mil policiais ativos e aproximadamente 7 mil aposentados, além de pensionistas.

“Essa decisão judicial lava a alma dos policiais civis que tiveram o seu direito mais sagrado prejudicado ao deixarem de receber o salário em dia. Foram anos de atraso do 13º salário pagos sem correção e agora o Judiciário restabelece a Justiça e o direito legítimo da categoria”, declarou Marcio Garcia, presidente do Sindpol. 

Constituição estadual

O advogado Albis André, que representou a Colpol e o sindicato, alegou que a Constituição Estadual prevê, no Artigo 82 (parágrafo 4º), que “os vencimentos, vantagens ou qualquer parcela remuneratória, pagos com atraso, deverão ser corrigidos monetariamente, de acordo com os índices oficiais aplicáveis à espécie”. 

Ele ressaltou que a decisão foi proferida em primeira instância, “mas será submetida ao Tribunal de Justiça (em segunda instância) devido ao alto valor em litígio”: “A ação foi julgada em primeira instância, mas confio ser mantida a decisão (em segunda instância), por se basear em direito garantido na Constituição Estadual, portanto, inafastável o direito dos policiais civis e de todos os servidores receberem o décimo terceiro salário com juros e correção monetária”. 

Via: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.