Jornal Povo

‘Bloco dos servidores’ bate ponto na folia e fazem o Carnaval acontecer

Nem só de foliões e desfiles de escolas de samba se faz um Carnaval. Durante o Reinado de Momo, o ‘Bloco dos servidores’ bate ponto diariamente e arrasta o seu cordão para fazer a festa acontecer, garantindo o funcionamento dos equipamentos públicos e do trânsito, além da saúde e segurança de cariocas e turistas.

Só no entorno e dentro do Sambódromo, serão mobilizados, por dia, 4.840 servidores, entre médicos, enfermeiros, guardas, garis, agentes de trânsito, PMs e bombeiros militares.

A Guarda Municipal do Rio será o órgão com mais agentes atuando no dia a dia: 3.150 guardas estarão na área externa e interna da Sapucaí para seis dias de desfile (de sexta até terça-feira e no sábado das campeãs).

O veterano de ‘Guarda’, José Fonseca de Lima, 54 anos, faz parte desse grupo. Lima, aliás, coordena um trabalho fundamental para um belo espetáculo na Avenida: é responsável pela equipe que faz a escolta dos carros alegóricos (da Cidade do Samba até a Marquês de Sapucaí) com 10 motociclistas do Grupamento Especial de Trânsito.

Dos 28 anos de Guarda Municipal, ele atua há cinco nesse trabalho no Carnaval. E ressalta: “Tem que ter gente para fazer a cidade funcionar”.

Com toda essa experiência, não lhe faltam histórias e até ‘conselhos’ às agremiações. “Às vezes vemos que nesse trabalho de escolta as escolas constroem carros maiores que o tamanho do viaduto. Nesse momento, fazemos o desvio do trânsito, e ajudamos até a cortar parte da alegoria para a escola chegar a tempo do desfile”, conta.

Vale lembrar que cerca de 100 guardas decidiram entrar em greve a partir de hoje. O comando da GM-Rio, porém, diz que não haverá paralisação e que o grupo não representa a maioria do efetivo.

Atenção na saúde, limpeza e tráfego

No Sambódromo, a Secretaria Municipal de Saúde fica responsável por sete postos médicos com 145 profissionais. Em cada dia, o plantão terá em média 30 médicos, 17 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem. Para os blocos, haverá quatros postos no Centro e Zona Sul.

A limpeza diária da Sapucaí ficará a cargo de 485 garis, com o apoio de 37 veículos. Na área externa do Sambódromo e do Terreirão do Samba, haverá 142 garis. E nos 76 palcos de festas, a Comlurb vai atuar com 450 funcionários.

No tráfego da região do Sambódromo, serão 260 operadores de trânsito da CET-Rio.

PMs e bombeiros a postos pela segurança

A Polícia Militar do Rio mobilizará 44.753 policiais e 1.242 viaturas em todo o estado. E na região da Cidade Nova, onde ficam o Sambódromo e o Terreirão do Samba, a corporação deixará 600 policiais posicionados em locais estratégicos.

Já o Corpo de Bombeiros, que iniciou ontem a Operação Carnaval, deixará 200 militares por dia dentro e fora do Sambódromo. A corporação deixará viaturas de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio posicionadas em áreas consideradas estratégicas.

Fonte: O Dia

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.