Jornal Povo

Saiba como chegar ao Sambódromo para os desfiles do Grupo Especial do Rio

O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio acontece neste domingo (23). A festa está prevista para começar às 21h30 com a Estácio de Sá, seguida de Viradouro, Mangueira, Tuiuti, Grande Rio, União da Ilha e Portela. O G1 transmite ao vivo, a partir das 21h.

Com várias vias fechadas ao trânsito, a melhor opção para chegar ao Sambódromo é usar o transporte público.

Confira como chegar ao local e o funcionamento dos transportes.

Metrô

O Metrô e os trens da SuperVia estão funcionando em esquema especial para o carnaval e esses meios de transporte vão facilitar a vida de quem estiver indo para a Avenida curtir os desfiles.

O metrô funciona 24 horas até 23h59 de terça-feira (25). A concessionária recomenda que os bilhetes sejam comprados com antecedência, evitando filas.

As composições da Linha 2 fazem o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação General Osório, sem necessidade de transferência em Estácio.

Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que compraram ingressos para os setores pares.

As estações Catete e Presidente Vargas estão fechadas e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (26). Na estação Cinelândia, os acessos Passeio (acesso D) e Presidente Wilson (acesso E) ficarão abertos apenas para desembarque e embarque, respectivamente, das 6h às 20h até a terça-feira (25), exclusivamente para clientes com cartões pré-adquiridos. Os demais passageiros podem comprar seus cartões e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contam com bilheterias na área externa.

Na Estação Nossa Senhora da Paz, não há venda de cartões durante o carnaval e apenas o acesso Joana Angélica permanece aberto após as 18h.

Trens

A Supervia também funciona em horário especial durante o carnaval, com a estação Central do Brasil operando 24 horas por dia. Há partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nas madrugadas e nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Confira aqui todos os detalhes sobre os horários dos ramais.

A estação Central do Brasil ficará aberta até o último trem de terça-feira de carnaval (25). O acesso deve ser feito pelo portão A.

Importante: O embarque nos trens das madrugadas será apenas na Central do Brasil. As demais estações estão abertas somente para desembarque.

Ônibus

Mais de 50 linhas de ônibus passam pelo Sambódromo.

Rotas alternativas

C

om várias vias interditadas no entorno do Sambódromo, como a Avenida Presidente Vargas, motoristas deve ficar atentos às rotas alternativas.

Confira abaixo as opções:

Os veículos vindos da Avenida Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade devem seguir pela Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

Os veículos vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, devem acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

Os veículos vindos da Avenida Brasil, com destino ao Centro, devem utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.

Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara devem seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, deve-se seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo está proibido até as 5h da quarta-feira de cinzas (26), e no desfile das campeãs, das 6h de sábado (29) até as 12h de domingo (01/03).